Os adolescentes do Programa Agente Jovem, unidade do bairro Osmar Cabral, já estão atuando na prevenção às queimadas urbanas, comuns nos quintais, terrenos baldios e reservas ambientais nessa época do ano.
Nesta quinta-feira, 06, um grupo de 50 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos farão palestras com temas relacionados ao Meio Ambiente para alunos da Escola Municipal José do Carmo Cabral.
Divididos em dois grupos, nos dois períodos de aula, matutino e vespertino, os adolescentes alertarão os colegas sobre os riscos das queimadas e os meios de prevenção, combate, as implicações legais e como denunciar aos órgãos ambientais fiscalizadores os casos de desrespeito à legislação.
Essa atuação dos jovens é uma extensão do trabalho desenvolvido nas unidades pelos oe tem como base os temas geradores propostos pela coordenação do Agente Jovem. No caso das queimadas, os adolescentes ainda enfocarão os danos que a poluição do ar, gerada pela fumaça, causará a saúde da população, especialmente às crianças e idosos.
De acordo com a orientadora, Roseli Marques, os alunos apresentaram a palestra em forma de projeto para que fosse apreciado pela unidade. Eles próprios definiram o conteúdo e a maneira de levar as informações a outros jovens.
ESTATÍSTICAS
Esta semana, através do Centro Municipal de Educação Ambiental(Ceam), a Prefeitura lançou o Projeto Quadrante, destinado ao combate das queimadas urbanas. Atuarão no projeto 20 brigadistas treinados pelo Corpo de Bombeiros para apagar incêndios.
Ano passado, nos meses de julho, agosto e setembro, o Quadrante atendeu 414 chamadas de incêndios urbanos em diferentes bairros de Cuiabá.
É crime ambiental fazer queima de lixo ou atear fogo no mato para limpar terreno. Quer for pego fazendo queimada pode ser preso e multado. O valor da multa varia entre R$ 4,7 e 7 mil. Além do 193, telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, foi criando um serviço de disque-denúncia – 9281-4494 (Colaborou: Gizelly Monteiro)