A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, lança oficialmente nesta terça-feira (05.06), como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, um cronograma de atividades. Apresentações teatrais e maquetes sobre o processo de purificação da água serão alguns dos destaques do Dia Mundial do Meio Ambiente, que começa às 8h, na escola estadual Maria Leite Marcoski, no bairro Jardim Marajoara.
A população terá acesso a estandes de visitação, apresentações de trabalhos realizados por alunos e pela comunidade, oficina de reciclagem, lançamento da cartilha educativa do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (Dae), mini-estação de tratamento de água e serviços sociais como: corte de cabelo.
Idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Dae e com a Secretaria de Promoção e Assistência Social, o projeto busca tornar o ambiente do dia-a-dia mais limpo e saudável, contribuindo diretamente na melhoria da qualidade de vida.
O secretário de Meio Ambiente José Aguiar Portela, explica que cuidar do meio ambiente e evitar o desperdício de água são ações de consciência. “Trata-se de uma mudança de atitude da população, que não só melhora o meio ambiente, como gera economia para o bolso”, diz. O diretor-presidente do Dae, Gonçalo Benedito de Figueiredo, cita como exemplo, que 50% da água tratada que é distribuída é desperdiçadas, seja nas adutoras ou nas casas. “Nosso objetivo com o lançamento da cartilha e com as ações de conscientização é diminuir o esperdícios de água tratada em no máximo 25%”, informou.
Durante toda a manhã, também serão distribuídas mudas de plantas frutíferas e sombreiros como Ingá, Ipê, Sombreiro, Sipiruna e Jamelão.