O corpo do senador Antonio Carlos Magalhães (Democratas-BA) será sepultado em Salvador, no cemitério do Campo Santo, ao lado do filho e ex-deputado federal Luis Eduardo Magalhães, que morreu há 9 anos. O velório deverá ocorrer no Palácio da Aclamação. Os horários ainda não foram confirmados pela família.
O quadro de saúde do senador se agravou no final da tarde de ontem, quando a família se dirigiu a São Paulo. O senador morreu às 11h40, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), em decorrência de falência de múltiplos órgãos, secundária à insuficiência cardíaca.
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), decretou luto oficial por 5 dias em todo o Estado pela morte de ACM. Wagner deverá chegar no início da tarde de hoje a Salvador. Ele estava viajando a Porto Seguro, mas antecipou o seu retorno à capital assim que soube da morte do senador.
O governador, que era opositor político do senador, divulgou nota oficial dizendo lamentar o fato. Veja a íntegra do comunicado:
“O Governo do Estado da Bahia lamenta o falecimento do senador e ex-governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães, ocorrido hoje em São Paulo.
Durante as últimas décadas, Antonio Carlos Magalhães exerceu reconhecida liderança política na Bahia e no Brasil, onde ocupou, sucessivamente, os mandatos de deputado estadual e federal, Prefeito de Salvador, Governador do Estado por três vezes, Ministro de Estado e Senador da República.
Ao tempo em que fica decretado luto oficial por cinco dias, em homenagem póstuma ao ex-Chefe do Executivo baiano, apresento, em meu nome e no de minha esposa, Maria de Fátima Mendonça, as expressões de nosso pesar à família enlutada.”
Redação Terra