No final de ano, quando aumenta o movimento nas ruas e no comércio, não é raro as pessoas perderem documentos ou os esquecerem em alguma loja ou shopping. O que muita gente não sabe é que os Correios mantêm, desde 1981, um serviço de Achados e Perdidos.
Em 2008 foram registrados 3.640 documentos recebidos nos Correios de Cuiabá e Várzea Grande, dos quais apenas 994 foram procurados pelos titulares. A maioria são CPF”s, títulos de eleitor e RG”s. Os documentos ficam nos Correios à disposição dos interessados por 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após esse prazo, são devolvidos aos órgãos emissores.
Na retirada, o dono do documento paga, hoje, apenas R$ 3,30 – bem menos do que gastaria com a emissão da 2ª via. Esta taxa cobrada pelos Correios destina-se à cobertura de parte dos custos da empresa com o cadastro dos documentos, a guarda, o controle e o envio aos órgãos emissores em caso de não retirada pelo proprietário, bem como com o desenvolvimento e manutenção do sistema que gerencia todas as informações.
Quem encontrar um documento perdido pode depositar em qualquer agência ou caixa de coleta dos Correios. O documento será entregue ao proprietário ou representante legal devidamente reconhecido. Para retirá-lo, o titular precisa apresentar original e cópia do Boletim de Ocorrência (BO). Já se for um representante, além do BO ele deve apresentar sua própria identidade (ou outro documento oficial) e autorização por escrito, assinada pelo dono do documento. No caso de menores de 18 anos, somente os pais ou responsáveis podem fazer a retirada.
Atualmente em Cuiabá os Correios possuem cerca de 800 documentos perdidos sendo aguardados pelos seus donos. Estes podem ser retirados na Agência Central dos Correios, localizada na Praça da República, nº 101 – Centro.
Outra opção para informar-se sobre documentos perdidos é ligar para a Central de Atendimento aos Clientes dos Correios, telefone 0800 570 0100. A relação de documentos encontrados também está disponível na internet e pode ser localizada com uma simples pesquisa no google ou por meio de acesso direto à página dos Correios: www.correios.com.br .