O Juizado Volante Ambiental (Juvam) foi apontado como um dos principais parceiros do projeto de rearborização de Cuiabá durante a solenidade promovida ONTEM pela Prefeitura Municipal, que marcou o plantio de 50 mudas de árvores na Avenida Miguel Sutil.
A atuação do Juvam foi destacada pelo prefeito Wilson Santos, que fez questão de referenciar a presença do juiz José Zuquim Nogueira no evento, realizado às 10h30 na contorno de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal.
“Estamos revertendo as penalidades aplicadas pelo Juvam para a qualidade de vida das pessoas. Os infratores são sentenciados, por exemplo, a oferecer mudas, adubos e cercas para o horto florestal, que posteriormente são plantadas na própria cidade”, comentou o magistrado, em entrevista para jornalistas.
O projeto de rearborização prevê o plantio de 900 mudas de árvores na Avenida Miguel Sutil e mil mudas na Avenida Governador Dante de Oliveira, antiga Avenida dos Trabalhadores. Além do Juvam, a Prefeitura Municipal de Cuiabá vem contando com a parceria do Ministério Público Estadual e empresas como as Centrais Elétricas Mato-grossense (Cemat).
Nas penas alternativas, o Juvam vem sentenciando infratores a oferecerem mudas de árvores com tamanho mínimo de1 metro e 80 centímetros.
Américo Corrêa