quinta-feira, 21/11/2024
InícioEconomiaAção da Fiemt no STF acelera votação de projeto para informar incidência...

Ação da Fiemt no STF acelera votação de projeto para informar incidência de impostos ao consumidor

 

Uma ação judicial da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) acelerou a aprovação do projeto de lei que prevê informar ao consumidor final a incidência de impostos de todo produto ou serviço. Como o Congresso Nacional informou ao STF a existência de um PL já em trâmite sobre o assunto, a votação foi acelerada devido a intervenção do Supremo.

Segundo o assessor jurídico da instituição, Victor Maizman, a Constituição Federal no parágrafo quinto do artigo 150 determina que o Congresso Nacional edite uma lei sobre a fixação de tributos sobre o produto. “Desde 1988 a Constituição já previa essa legislação. Entramos com a medida em 2009 e o processo foi acelerado devido a provocação da Fiemt”, afirma.

Em 2011, Mato Grosso ocupou a 16º posição entre os Estados do país em arrecadação de impostos federais, quando foram pagos pelos contribuintes R$ 175 milhões. Para o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, a indústria deseja que o consumidor tenha transparência na compra de seus produtos e serviços. “Pagamos impostos por tudo o que consumimos e é importante que todos saibam esses valores para poder exigir medidas de diminuição dessa carga tributária tão pesada”, avalia.

Para entrar em vigor, a lei precisa ser sancionada pela presidente Dilma Roussef. De acordo com projeto aprovado, a informação sobre a incidência dos impostos deve ser repassada aos consumidores pela nota fiscal ou em painel eletrônico visível no ato da compra.

 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes