Mais uma violenta ação de bandidos marcou a estatística do medo na tarde desta segunda-feira (29), na Galeria Itália, em Cuiabá. Bandidos entraram no local durante o abastecimento de caixas eletrônicos quando houve troca de tiros e a morte de três pessoas, sendo dois bandidos e um vigia do carro forte. Mais dois vigias foram atingidos, um foi baleado na cabeça e está em estado grave, e o outro foi atingido no pé. Na galeria funciona o banco Santander e o Bradesco, além de ter caixa eletrônico.
O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) entrou em contato com bancários que trabalham nas agências da galeria, o clima é de insegurança e medo. Durante a ação, trabalhadores que estavam na agência do Bradesco deitaram no chão com medo dos tiros disparados. Para o Sindicato, esta ação só explicita que o investimento em segurança bancária é mais do que urgente.
O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva lamenta as mortes e destaca que as pessoas estão cada vez mais reféns destes tipos de ações. “Está mais do que claro que os bancos devem investir em mais contratações para atender a população. Eles espalham caixas eletrônicos com a justificativa de dar mais comodidade, mas não oferecem nenhuma segurança. As pessoas estão correndo risco ao dividir espaço com os caixas. Vamos manter nossa reivindicação por mais segurança bancária para que a população não tenha que passar por traumas como o de hoje. Disponibilizar serviços é bom, mas queremos segurança”.
Os dados do SEEB-MT explicitam o quanto os bandidos estão encontrando facilidade para arrombar caixas eletrônicos. São mais de 60 caixas que sofreram ataques com dinamites, maçaricos e outros artefatos. Outra conseqüência dessas ações são as pessoas que são feitas reféns, as troca de tiros que colocam a vida de todos em risco e a insegurança que paira no ambiente.