terça-feira, 03/12/2024
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Acadêmicos de Pedagogia discutem educação infantil em Mato Grosso

Atendimento e perfil sócio-econômico da educação infantil em Mato Grosso. Este foi o tema do seminário temático promovido pela primeira turma de licenciatura em Pedagogia para educação infantil – modalidade à distância, pólo Várzea Grande. O evento aconteceu nesse sábado (10.03), no auditório da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FAECC) da UFMT, em Cuiabá. Graças à parceria entre universidade e Prefeitura de Várzea Grande, 179 profissionais da Rede Municipal de Ensino de seis localidades estão tendo a oportunidade de cursar o ensino superior.

“Este é um momento de socialização do estudo iniciado há sete meses. Além disso, é reflexo do resultado de muito trabalho e dedicação de nossos acadêmicos”, explica a coordenadora do pólo de Várzea Grande, Terezinha Martins de Souza. Para a coordenadora do curso de Pedagogia para educação infantil, Sandra Regina Lorensini, o seminário encerra mais uma etapa da graduação. “Hoje, esses alunos já conseguem desvelar o universo da educação infantil. Têm a percepção da dimensão e do pensamento que se deve ter sobre a educação da criança pequena”. O período máximo para conclusão da graduação é de seis anos.

Na oportunidade, Sandra Lorensini elogiou o esforço da administração Murilo Domingos em organizar o pólo de educação à distância para a oferta do ensino superior para Várzea Grande e municípios vizinhos: Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço e Paranatinga. “Só por meio de parcerias com esta é que a UFMT consegue chegar aos mais diversos pontos do estado”.

O secretário municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, Elismar Bezerra, reafirmou o compromisso do Executivo municipal quanto à capacitação dos profissionais da educação municipal. Lembrou que, no quadro docente da Rede Municipal de Ensino, há inúmeros educadores com pós-graduação em suas áreas de atuação. Em pouco mais de dois anos, 15 professores foram liberados para cursarem mestrado em universidades brasileiras.

Acredita que a realização do seminário contribuirá, sobremaneira, para o processo de habilitação desses estudantes em Pedagogia. “Apesar das dificuldades, a educação brasileira avançou muito nos últimos anos graças à luta dos educadores criando um novo mundo. Agora, precisamos entender essa nova realidade. Tenho certeza que desta turma sairá profissionais sensibilizados para compreenderem a nova metodologia e a nova criança que passou a ocupar os bancos escolares”.

Além da palestra com a profª.drª. da UFMT Marinete Covezzi que aliou história da educação e sociologia, os acadêmicos puderam expor seus trabalhos e discutir temas voltados à educação infantil oferecida em Mato Grosso. Houve, ainda, a eleição do colegiado do pólo de Várzea Grande que representará os 179 estudantes nas reuniões e decisões da UFMT.

Estiveram presentes ao 1º seminário temático sobre educação infantil autoridades do setor educacional das cidades de Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Paranatinga e Várzea Grande. Além dos coordenadores da universidade e orientadores acadêmicos do curso.

CURSO – Iniciado em novembro de 2005, o curso de licenciatura em Pedagogia para educação infantil – modalidade à distância destina-se aos profissionais que já atuam na educação, mas que não têm graduação na área.
Várzea Grande foi o município que se propôs a sediar o pólo que é formado por cidades circunvizinhas (Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço e Paranatinga).

Para abrigar o núcleo de educação à distância, a Secretaria de Educação e Cultura de Várzea Grande (SMEC/VG) disponibilizou a antiga sede da biblioteca municipal “Maria da Glória Freire”. O espaço é utilizado, também, para as reuniões entre os alunos de Várzea Grande com seus professores orientadores. Os demais realizam os encontros individuais nos locais estabelecidos por suas secretarias municipais de Educação.

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Parmenas Alt
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