“Investir em educação é se prevenir contra a violência no futuro. É um investimento a médio e a longo prazo, mas com grandes retornos sociais à nação brasileira”. A afirmação e a constatação acima são do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, quando em sua fala na implantação de novos cursos técnicos no Centro de Educação Profissional em Artes, a Abrassa, nesta quarta-feira (19.06).
A instituição, que atualmente atende a 500 adolescentes de Várzea Grande e Cuiabá a partir dos 16 anos, é a primeira escola da região Centro-Oeste a oferecer cursos de qualificação básica e técnica nas áreas de musicalização – coral, instrumental e canto -, gestão em secretariado, dança de salão, jazz, lambada, dança do ventre, artes cênicas, cursos de línguas estrangeiras – inglês e espanhol -, interpretação e construção de texto, gratuitamente.
No local, com salas amplas e bem arejadas, existe laboratório de informática, biblioteca, teatro para atender aos alunos de artes cênicas com ensaios e apresentações de peças, espaço para alunos de danças entre outros espaços para o desenvolvimento dos demais cursos.
Na oportunidade, Murilo Domingos ressaltou que Várzea Grande é privilegiada em contar com a presença de uma instituição compromissada com a educação e formação de futuros cidadãos brasileiros.
O evento contou com a presença do secretário Estadual de Segurança Pública, Carlos Brito o qual reforçou a tese de que a educação é um instrumento contra a violência em todo o Brasil. Segundo ele, atualmente, o Estado gasta mensalmente R$ 1,2 mil para tentar recuperar um detento quanto um aluno custa apenas R$ 600 por mês para os cofres públicos.
“Hoje a violência não é uma exclusividade só de Mato Grosso. É um problema nacional. E para diminuir os altos índices é preciso ter coragem, implementar uma gestão arrojada em todas as instâncias para a prevenção contra a criminalidade e proteção às nossas crianças”, ressaltou, se colocando à disposição da direção da Abrassa para formalizar parcerias com o governo do Estado.
A secretária de Promoção e Assistência Social do município, e também presidente da Abrassa, Cely Almeida, agradeceu o apoio recebido do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação, para a implantação de novos cursos na instituição. De acordo com ela, Várzea Grande é o primeiro município do Centro-Oeste a ter uma Escola Técnica de Artes e Músicas. “Isso é muito bom para o município. Passaremos a ser referência não só no combate contra a criminalidade com os jovens como também um grande centro na formação de talentosos para atores e cantores”, frisou.
O secretário de Educação de Várzea Grande, Elismar Bezerra, ressaltou as parceiras já firmadas entre prefeitura e a Abrassa, destacando que os cursos existentes e os que passam a ser implantados terão função social de alcance social. “Desse espaço com certeza, muitos jovens sairão encaminhados e prontos para o mercado do trabalho”, disse Bezerra, ressaltando que há projetos para implantar os cursos de música e artes cênicas na rede municipal.
A Abrassa está localizada em Várzea Grande na Avenida Castelo Branco, próximo ao 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Todos os cursos são gratuitos.