Em 01/02/07 aconteceu a primeira sessão ordinária deste ano, quando, aliás, teve início a 16ª Legislatura. Houve uma renovação substancial na AL, e 14 novos deputados tomaram posse compondo as bancadas do Poder Legislativo. Neste ano de 2007 também assumiram cinco suplentes, tornando a renovação maior ainda, mas mesmo assim, em consonância total entre os pares durante as sessões plenárias- acompanhadas de perto através da TV Assembléia ou pelo site com matérias em tempo real.
O serviço de plenário on-line aproximou a população dos debates, com notas virtuais sobre os acontecimentos durante os eventos promovidos pela Casa, especialmente as sessões. Desde que foi criado em 2001, o site da AL já divulgou 15.956 matérias – até 07.11.2007, conforme a Coordenadoria de Informática. Em 2006, a produção total foi de 2.689 matérias; em 2005, ano em que houve a mudança de sede foram 3.095. Em 2007, até 07.11, foram produzidas 3.745 matérias. A Secom divulga também o material produzido pelas assessorias de gabinetes e diariamente são cadastradas, em média, 20 matérias.
As transmissões ao vivo pela TV Assembléia (16) possibilitou uma maior visibilidade dos cidadãos sobre os serviços oferecidos e executados pela AL. Aliás, em 19 de dezembro de 2007, a TV AL completou seis anos de existência e, pela primeira vez na história de uma TV pública, e única no país, com dois canais abertos à população (16 – a cabo/ 30 – aberto). Para 2008, estuda-se a abertura inicial, via satélite, do sinal para 12 municípios pólo, tendo em vista que o sinal já está disponível a 13 municípios da Baixada Cuiabana, que poderão desfrutar da programação, mesmo sem possuir antena parabólica.
Além da programação local, a TV AL possui convênio regional com Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho; Câmaras Municipais de Cuiabá e de Várzea Grande, OAB-MT e AMAM. Nacionalmente são com o Tribunal Superior Eleitoral; Supremo Tribunal Justiça, Sebrae, Ministério da Saúde, TV Senado e TV Câmara Federal.
Fernanda Borges