Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade safra 2012/13 do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A novidade este ano é que além do tradicional Fórum Nacional de Máxima Produtividade – evento anual no qual os ganhadores do Desafio são anunciados e premiados -, o comitê promoverá fóruns regionais em diversas cidades para compartilhar as melhores tecnologias e práticas sustentáveis utilizadas em todo o Brasil para o plantio da soja.
Entre as cidades estão Cascavel e Castro (PR), Lucas do Rio Verde (MT) e Luiz Eduardo Magalhães (BA). Outra novidade é a criação da Rede de Pesquisadores de Alta Produtividade.
O Desafio da Máxima Produtividade da Soja é uma iniciativa do CESB, um comitê criado para promover estratégias que contribuam para elevar a produtividade sustentável da soja brasileira dos atuais 3.104 kg por hectare para, no mínimo, 4.000 kg no Cerrado até 2015, e na região Sul do Brasil até 2020.
O Desafio estimula os produtores a usar a área destinada como um grande laboratório, onde as tecnologias viáveis economicamente são transferidas para área de lavoura.
O vencedor nacional, na categoria soja não irrigada, no concurso da safra passada foi o produtor Demétrio Guimarães Parreira, do município de Correntina, na Bahia. O agricultor produziu 108,71 sacas/ha, em um lote de 10 hectares, conforme regulamento do Desafio.
O prêmio oferecido pelo CESB é uma viagem técnica aos Estados Unidos, para compartilhamento de experiências sobre a cultura da soja. O roteiro inclui visitas a fazendas de grandes produtores, centros avançados de tecnologia, universidades e um tour na Bolsa de Chicago.
O vencedor da região Sul foi Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti, no Paraná, com produção de 103,11 sacas/ha. Ele também foi o segundo melhor produtor, na classificação geral dos produtores participantes do Desafio do CESB. Na região Sudeste, o paulista Frederik Jacobus Wolters, de Itararé no interior de São Paulo, foi o campeão da região com produção de 83,89 sacas/ha. Já na região Centro-Oeste, o agricultor Edmilson Ribeiro Santana, de Uruaçu, Goiás, atingiu 89,85 sacas/ha.
Na safra 2011/2012, o Desafio do CESB atingiu 14 estados, 407 municípios e 1.314 produtores. Atualmente, o CESB é composto por 16 membros, quatro empresas patrocinadoras e 13 instituições de pesquisa apoiadoras, que atuam de forma voluntária. A Aprosoja integra o comitê com um representante na diretoria e todos os anos apoia a realização do Desafio.
As inscrições e mais informações podem ser acessadas no endereço: http://www.desafiosoja.com.br/desafio2013.aspx
Abertas inscrições para o Desafio Nacional de Máxima Produtividade
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real.
Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES