O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação [MCTI], está com as inscrições abertas até 22 de maio. Em sua 35ª edição, com a modalidade "Instituição ou Veículo de Comunicação", irá premiar quem tem tornado acessível ao público conhecimentos e avanços sobre Ciência, Tecnologia e Inovação [C,T & I].
Os candidatos interessados devem enviar ao CNPq (Serviço de Prêmios – SHIS, Quadra 01, Conjunto B – Bloco B, 1º andar, SALA 101, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, CEP 71605-170) a seguinte documentação: ficha de inscrição devidamente preenchida; currículo do dirigente atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie a contribuição à divulgação e popularização de C, T & I; apresentação de trabalhos institucionais, originais ou cópias [no máximo 15], considerados os mais relevantes para a modalidade.
A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos, e o resultado será anunciado pelo CNPq até o dia 30 de junho de 2015, no endereço www.premiojosereis.cnpq.br. O Prêmio somente poderá ser concedido novamente à mesma instituição ou veículo de comunicação após 10 anos, a contar da data da cerimônia de entrega.
O vencedor receberá diploma, troféu, passagem aérea e hospedagem para permitir que o dirigente da instituição escolhida participe da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [SBPC], na qual o prêmio será entregue, a ser realizada de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos [UFSCar].
O Prêmio ontem e hoje
Criado pelo CNPq em 1978, em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis, as premiações ocorriam a cada dois anos e os candidatos eram sugeridos pela própria comissão julgadora. Atualmente, todos com trabalhos na área podem concorrer e o prêmio tornou-se anual, em sistema de rodízio, contemplando três categorias: Instituição e Veículo de Comunicação [Edição 2015], Pesquisador e Escritor [Edição 2016] e Jornalista em Ciência e Tecnologia [Edição 2017].
Pesquisadores, jornalistas, universidades, organizações, fundações e revistas, que contribuíram para o crescimento da divulgação sobre ciência e tecnologia para a sociedade, estão entre os 34 ganhadores das edições anteriores.
Para mais informações, acesse o site. http://www.revistafapematciencia.org/noticias/noticia.asp?id=711
http://www.revistafapematciencia.org/