Com orientação gratuita a alunos interessados em desenvolver suas percepções e habilidades nos campos das artes visuais e literatura, a Residência Artística CasaCorpo na Escola chega ao seu último ciclo.
Voltada a estudantes do ensino médio da rede pública de educação de Mato Grosso, os encontros, realizados virtualmente por meio da plataforma Zoom, acontecerão entre 29 de março a 16 de abril.
O projeto foi contemplado pelo Edital N° 05/2020 – MT Nascentes, da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, de Mato Grosso (SECEL-MT), e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento dos jovens no meio artístico por meio de vivências imersivas e tutoria especializada em processos criativos.
Para isso, conta com a orientação dos artistas Carla Renck e Pedro Duarte, assim como, com a tutoria especializada em processos criativos, da educadora Imara Quadros.
De acordo com Carla a residência auxilia, principalmente, no desenvolvimento de iniciantes, priorizando a utilização de materiais alternativos, que estejam disponíveis em suas próprias casas.
“Trabalhamos o fazer livre do artista com materiais disponíveis em casa e, assim, conseguimos criar um espaço, apelidado ateliê livre online, de ponte e apoio para as mais diversas trocas”, explica.
Já Pedro destaca que no primeiro ciclo, ocorrido durante os dias 01 a 19 de fevereiro de 2021, contou com um plano de estudos com importantes nomes das artes em Mato Grosso e no Brasil, estendendo-se também como referências aos residentes do segundo ciclo.
“Os estudos de referências priorizam tanto artistas mato-grossenses, como Vitória Basaia e Ruth Albernaz, quanto outros artistas brasileiros, como Rodrigo Braga, Heloísa Marques, Vanessa Ximenes e John Bermond”, diz.
Para ele, os encontros online promovem a reflexão e prática acerca da criação artística. “Tudo isso pautado pelo conceito de vitrine, ou seja, a partir de obras que documentam os processos criativos e as criações antes da exposição final”, afirma.
As inscrições podem ser feitas pelo alunos do Ensino Médio das redes municipal, estadual e federal por meio do link: https://forms.gle/ha2DSLvrrb6g7Vhc7
Exposição
As vivências experimentadas ao longo do primeiro ciclo resultaram em uma exposição online. As obras, desenvolvidas a partir da ressignificação de materiais caseiros, estão à mostra no site www.casacorpoartes.com.br/exposicoes/1a-mostra-coletiva-casacorpo-na-escola/.
Carla lembra que, como ocorrido anteriormente, esta última etapa também resultará em exposição, a ser realizada em abril. “As peças finalizadas retratam as singularidades e as possibilidades do que cada um desenvolveu durante o fazer artístico.”
CasaCorpo
O grupo CasaCorpo nasceu em 2019, realizando em 2020 sua primeira proposta de metodologia de Residência de Arte Contemporânea Híbrida, no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT).
A ação, orientada por Ruth Albernaz, contou com Carla Renck, Livia Bertges, Pedro Duarte e Reinaldo Mota. Por meio de rodas de conversa e oficinas abertas ao público, a ocupação ocorreu de janeiro a outubro de 2020, sendo virtualizada a partir de março.
Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas no site e nas redes sociais: instagram.com/casacorpoartes e www.casacorpoartes.com.br. Quaisquer dúvidas podem ser enviadas pelo link: https://chat.whatsapp.com/HHNp6YfyMCuHMi9NzJ0Np1