Com direção e texto adaptado de Symone Strobel, espetáculo faz releitura do clássico de Shakespeare com teatro de objetos
Voltada para toda família, peça gratuita estreia em 20 de março,
no canal do Grupo Cabeça de Bola, no YouTube
O que aconteceria se pratos, copos, xícaras, bules e outros objetos do dia a dia ganhassem vida e se transformassem em personagens das histórias de William Shakespeare? Partindo dos objetos da própria casa, os artistas Bruno Paiva e Thiago Monte, do Grupo Cabeça de Bola, criaram o projeto “Shakespeare à la Carte”. Voltada para toda a família, a peça infantojuvenil online e gratuita “À Mesa com Romeu e Julieta” estreia em 20 de março, no canal do grupo no YouTube (bit.ly/amesacomromeuejulieta). Com adaptação e direção de Symone Strobel, a montagem faz uma releitura do clássico “Romeu e Julieta” usando a linguagem do teatro de objetos e incorporando recursos do audiovisual. O Governo Federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam “À Mesa com Romeu e Julieta”.
Idealizador do projeto “Shakespeare à la Carte”, Bruno Paiva conta que a vontade de montar um texto de Shakespeare com teatro de objetos vem desde a época da faculdade de artes cênicas. “Montei uma cena de ‘Hamlet’ utilizando elementos da contação de história e usei objetos. Desde então, fiquei com essa ideia na cabeça”, conta. Em 2020, com o confinamento imposto pela pandemia, a concretização desse sonho aconteceu dentro da própria casa, quando Bruno e Thiago estrearam a peça online “Hamlet à Mesa”, também com direção e adaptação de Symone.
Agora, em “À Mesa com Romeu e Julieta”, o trio está de volta para contar uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos. Romeu e Julieta são filhos de duas famílias inimigas, os Montéquio e os Capuleto. Movidos por uma paixão arrebatadora, o jovem casal desafia a guerra familiar e sonha com um amor impossível. Nessa releitura, duas mesas da casa foram transformadas em palco e a louça ganhou vida nas mãos e vozes de Bruno e Thiago, que se desdobram em mais dez personagens. “Humanizar esses objetos foi o nosso grande desafio. São objetos frágeis que podiam quebrar a qualquer momento”, diz Thiago, que também assina a iluminação e a edição do espetáculo.
O projeto proporciona uma boa oportunidade para crianças e jovens entrarem em contato com as obras de Shakespeare de forma lúdica. Sem perder a beleza e a essência do texto original, Symone buscou tornar a adaptação mais acessível a todas as idades. “É um teatro pensado para toda a família desfrutar junto”, conta. “‘Romeu e Julieta’ é tida como a maior obra romântica de todos os tempos. É uma história de amor, mas também é uma história que fala da sociedade. Shakespeare traz muito a visão política em suas obras. A peça trata de questões atuais, de polarização e perpetuação de brigas e desavenças”, ressalta.
Symone Strobel é atriz e diretora formada pela UNIRIO nos cursos de Interpretação e Licenciatura em Artes Cênicas. Em 2016, participou do Festival Magdalena Project, na Dinamarca, sede do OdinTeatret. Dirigiu “Casa de Bonecas”, uma adaptação de Daniel Veronese, com Roberto Bomtempo. É preparadora de elenco da série infantil “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, de Flávia Lins e Silva, no Canal Gloob; e dos longas “Tudo por um Pop Star”, de Thalita Rebouças; e “Cinderela Pop”, de Paula Pimenta. É também diretora e dramaturga do premiado espetáculo infantil “A Viagem de Clarinha”, que recebeu seis indicações ao Prêmio Zilka Salaberry, sendo contemplado em três categorias; e do espetáculo infantojuvenil “O Diário de Pilar na Grécia”, vencedor do Prêmio Botequim Cultural em três categorias.
Bruno Paiva é ator, produtor e professor pelo curso de Licenciatura em Teatro na UNIRIO. De 2009 a 2017, foi professor no Teatro Miguel Falabella. Desde 2012, ministra oficinas de teatro na Escola Parque. Em 2015, dirigiu e produziu a peça “ONDENUNCA Beckett”, que participou da Mostra Cariri de Culturas – Sesc Ceará e representou o Brasil no CASA – London’s festival of Latin American Arts, na Inglaterra. Dirigiu e produziu “Em Casa”, peça infantojuvenil contemplada em três editais de ocupação dos teatros públicos do Rio de Janeiro: Teatro Laura Alvim (2017), Teatro Maria Clara Machado (2018) e Teatro Glaucio Gill (2019). Em 2019, como produtor pela Oh! Gloria Produções, realizou a captação de apoio cultural das peças: “Fim de Caso”, Baile Partincundum e “Lembro Todo Dia de você”. Em janeiro de 2020, participou como produtor da MADferia 2020, na Espanha, em mostras de espetáculos e rodas de negócios realizado no complexo cultural Matadero Madrid.
Thiago Monte é ator, produtor e iluminador. Bacharel em artes cênicas pela UNIRIO. Cursou Iluminação Cênica no Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC, da Funarte. Fez parte das equipes das produtoras Curto Circuito Produções de Ana Ladeira; AR Produções, de André Roman e Agência Botão Cultural, de Bernardo Schlegel e Juliana Trimer. Em 2014, produziu o Festival Quando Toca o Tambor, de Denise Zenicola, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Como parceiro da Pandorga Cia de Teatro, foi técnico de luz dos espetáculos “Cabeça de Vento” e “Juvenal, Pita e o Velocípede”. Também produziu e atuou no “Repertório Pandorga 2018”, na Casa de Literatura Peruana, no Peru. Como iluminador, trabalhou em produções como: “Em Casa”, do Grupo Cabeça de Bola; “Quem Vê até…”, da Cia Melodramática; “Anos 80 – Um Musical de Filho para Pai”, “Para Conhecer os Beatles”, “A Princesa que Só Queria Querer” e “Salada de Fábulas”, de Mareliz Rodrigues. Em 2019, foi iluminador e produtor da peça “Ana Fumaça Maria Memória”.
FICHA TÉCNICA
Idealização e elaboração de projeto: Bruno Paiva
Direção: Symone Strobel
Adaptação: Symone Strobel
Produção: Thiago Monte e Bruno Paiva
Produção executiva: Pita Produções (Eduardo Almeida)
Elenco: Bruno Paiva e Thiago Monte
Produção musical: Rach Araújo
Assessoria de imprensa: Paula Catunda
Gerenciamento de mídias sociais: Rafael Teixeira
Marketing cultural: Oh Glória (Glória Dinniz e Carol Alves)
Cenário, figurino e adereços: Francisco Leite
Provocadora Visual: Daniele Geammal
Fotografia, câmera e gravação: Renato Mangolin
Edição: Renato Mangolin, Symone Strobel e Thiago Monte
Iluminação: Thiago Monte
Design gráfico: Bruno Paiva
Realização: Grupo Cabeça de Bola
SERVIÇO Espetáculo: “À Mesa com Romeu e Julieta”Apresentações online: de 20 a 28 de março, sábados e domingos, com duas sessões, às 11h e às 16h.Plataforma: YouTube – Canal do Grupo Cabeça de Bolabit.ly/amesacomromeuejulietaGratuito – Retirada de ingressos pela SymplaClassificação etária: Livre. Recomendação etária: 6 anos.Duração: 45 min. |