Por conta da passagem de uma frente fria, no sábado e domingo, a instabilidade persistirá sobre o sul, Zona da Mata e leste de Minas Gerais, com risco de temporais isolados nessas regiões. No sábado, a chuva atingirá, ainda, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
No sábado, a chuva alcançará o leste nordeste do Paraná. No Espírito Santo, a frente fria provocará chuva entre o sábado e domingo. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora, principalmente no sul e centro-leste do Estado de São Paulo.
Persiste a estiagem
Desde o início de setembro, pancadas de chuva voltaram a ocorrer no centro-sul de Goiás, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. A chuva que caiu até agora não reverteu o quadro de seca.
A mesma situação já foi observada em áreas como o sul do Pará, Rondônia, centro-sul do Pará e do Maranhão, que também passam pelo período de seca entre maio e agosto.
Atualmente, a região mais seca compreende a área entre Belo Horizonte, Paracatu, no oeste Mineiro, o Distrito Federal e o norte de Goiás, as áreas do vale do São Francisco e de Barreiras, no oeste da Bahia. Nestas regiões, normalmente, a chuva recomeça no decorrer de setembro ou no início de outubro.
No Distrito Federal, a última chuva significativa ocorreu em meados de abril. Se a chuva prevista para o Distrito Federal no domingo que vem ocorrer, será a primeira em mais de quatro meses.
A situação de Belo Horizonte é parecida com a do Distrito Federal. A última chuva significativa na capital mineira ocorreu entre os dias 20 e 24 de abril. As condições de chuva devem permanecer altas no domingo e na segunda-feira.