Aulas diversificadas, maior tempo com os alunos, oportunidade de pesquisar as aulas, planejamento coletivo e tempo para repensar a prática. Em pouco mais de quatro meses de implantação, estes são os avanços elencados pelo quadro docente do projeto “Mais Tempo para Qualidade”. De caráter inovador, ele foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec/VG) e está sendo aplicado em três unidades da Rede Municipal de Ensino, beneficiando 1.260 crianças e jovens do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nestes espaços, os estudantes recebem educação em tempo integral e os professores têm dedicação exclusiva à escola.
O secretário titular da pasta, Elismar Bezerra, ressalta que esta ação não possui caráter experimental. “É um trabalho de qualificação do ensino, de reconceituação da escola pública. É também uma forma de combatermos o abandono de nossas crianças e jovens que são obrigados a ficarem sozinhos em suas casas enquanto seus pais trabalham em busca de uma condição de vida decente. Na maioria das vezes, eles vão para as ruas em busca de companhia e diversão”. Avisa que, para o próximo ano, novas escolas devem ser integradas ao “Mais Tempo para Qualidade”.
A coordenadora do projeto, Elizabeth Britez, lembra que – diferentemente de outras experiências nacionais – em Várzea Grande o período vespertino não serve como horário de lazer. Com uma grade curricular específica e diferenciada das demais escolas, as três unidades do projeto ofertam as disciplinas tradicionais como, por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática, e, também, aulas de dança, teatro, música, língua espanhola, artes visuais, filosofia, educação ambiental, informática e de práticas esportivas. “Não há distinção de horário. Intercalamos as aulas, assim, nada impede que uma turma tenha uma aula de Matemática após ter tido uma aula de teatro. Contudo, é preciso esclarecer que todas as atividades desenvolvidas por essas escolas têm cunho, estritamente, pedagógico”.
Mais que alterações na carga horária e na grade curricular, as mudanças são percebidas no comportamento dos estudantes. “Os alunos têm demonstrado uma mudança rápida de comportamento na preservação do ambiente”, relata o diretor da EMEB “Gonçalo Domingos de Campos”, no bairro Jardim Alá. De acordo com a coordenadora do projeto, o “Mais Tempo para Qualidade” também está bem visto pelos pais e responsáveis. “Outro dia um pai relatou que estava muito contente com a evolução do filho que, em apenas alguns meses de aula, já estava lendo e escrevendo coisa que ele (pai), por ser analfabeto, desconhecia”, conta Elizabeth.
Além de todo o apoio pedagógico ofertado pela Smec/VG às escolas, as coordenadoras pedagógicas da EMEB “Padre Luiz Maria Ghisoni”, bairro Vila Arthur, Ronalma e Rosecler destacam a dedicação dos professores. “O tempo destinado ao planejamento das aulas não é desperdiçado, os professores trocam muita experiência. Há, realmente, integração”. Do total de 40 horas semanais, 20 são destinadas à hora atividade, ou seja, período para planejamento das atividades.
A partir desta terça-feira (10), todo o corpo docente das escolas municipais “Gonçalo Domingos de Campos”, “Padre Luiz Maria Ghisoni” e “Profº Lenine de Campos Povoas” estarão avaliando as ações realizadas no primeiro semestre e definindo os trabalhos para o segundo semestre letivo. Além da coordenadora do projeto “Mais Tempo para Qualidade”, técnicos do setor pedagógico também estarão participando do acompanhamento técnico que prossegue até o dia 13.