domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaA arte pode curar a vida

A arte pode curar a vida

Cada vez mais a arte mostra seu poder de curar feridas da vida. O filme “Bem-Vindos à Marwen”, de Robert Zemeckis, é uma prova disso, ao contar a história real de Mark Hogancamp, um ilustrador que, em 2000, ao contar em um bar que era cross-dresser, foi brutalmente espancado por cinco homens.Após nove dias em coma e 40 hospitalizado, tendo perdido a memória, impossibilitado de desenhar pelos danos físicos sofridos e sem dinheiro para sustentar uma terapia, Mark criou uma cidade em miniatura (Marwen) habitada por bonecos inspirados pelas pessoas que conheceu após a agressão ou pelo que lhe foi contado, como a atendente do bar que o encontrou após a espancamento, a fisioterapeuta que o ajudou na reabilitação para caminhar e mulheres com as quais passou a se relacionar.Fotografando as histórias desses bonecos em sua maquete, réplica de uma cidade belga imaginária na Segunda Guerra Mundial, iniciou uma carreira de sucesso como artista visual. A produção gerou um documentário (“Marwencol”, 2010, de Jeff Malmberg”), motivador do presente filme, com Steve Carell como protagonista e Leslie Mann, numa bela interpretação de Nicol, delicada mulher por quem o ilustrador se apaixona.A mescla entre as cenas com atores reais e as de animação é de um bom gosto admirável. Os agressores são transformados pelo fotógrafo em nazistas; e as mulheres que o ajudaram, em um grupo de salvadoras do mundo. Existe, porém uma exceção, a bruxa da cidade imaginária, que representa as forças internas que quase o levam a cometer suicídio.A criação de um mundo mental imaginário foi a salvação de Mark; e as fotografias, a sua sustentação financeira. Pela arte, encontrou um novo rumo na vida, o que reforça a necessidade da fantasia em nossa existência, e a sua capacidade de nos ajudar a cicatrizar feridas e abrir novas possibilidades existenciais. O filme, assim, nos faz reaprender a ser humanos.Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes