A DaVita Tratamento Renal, líder em serviços de diálise o Brasil, vai promover o tema da saúde dos rins em ação no Parque Mãe Bonifácia
O Parque Mãe Bonifácia recebe no próximo dia 17 de março, das 6h às 10h, uma ação da DaVita Tratamento Renal com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde dos rins. O evento, que apoia a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para o Dia Mundial do Rim, promove orientação para população sobre os fatores de risco e os cuidados importantes para pacientes de doentes renais crônicos (DRC). Haverá também a aferição de pressão arterial e glicemia. Todos disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a doença renal crônica e seu tratamento.
Criado há 18 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), o Dia Mundial do Rim é um evento anual, comemorado sempre na 2ª quinta-feira do mês de março, que mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da saúde dos rins, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.
Estimulada pela SBN, a data também é lembrada no país com os mesmos objetivos. A DaVita Tratamento Renal, líder em serviços de diálise no Brasil, é uma das apoiadoras da campanha que neste ano tem como tema central “Saúde dos Rins (& exame de creatinina) Para Todos”. O foco é o cuidado com os pacientes mais vulneráveis e a preparação para desafios inesperados como pandemias, catástrofes locais e desastres ambientais. Quando isso ocorre, os pacientes com doenças renais estão entre os que apresentam maior vulnerabilidade.
“Entre os pacientes com doença renal crônica, aqueles que são socialmente mais vulneráveis acabam tendo o diagnóstico em fases mais avançadas. Por isso, ações de conscientização na busca por diagnósticos mais precisos e rápidos são essenciais para cuidar desses pacientes. Segundo dados da SBN, em 2040 a doença renal crônica deve ser a 5ª causa de morte no mundo e atualmente, no Brasil, mais de 140 mil pacientes já realizam diálise”, comenta Bruno Haddad, CEO da DaVita Tratamento Renal.
A DaVita Tratamento Renal organizou várias ações para o Dia Mundial do Rim de forma a colaborar nesse caminho de conscientização, envolvendo profissionais de saúde em várias cidades do Brasil onde a empresa atua.
Se os rins não conseguem eliminar a creatinina, muito provavelmente também estão com dificuldade para eliminar outras substâncias como toxinas. Por isso, o aumento de creatinina no sangue é alerta de insuficiência renal. “Segundo dados da SBN, em 2040 a doença renal crônica deve ser a 5ª causa de morte no mundo e atualmente. No Brasil, mais de 140 mil pacientes já realizam diálise. É preciso prevenir”, completa o CEO da DaVita Tratamento Renal.
O que é a DRC?
A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins. Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.
Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal.
Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples. Os principais grupos de riscos são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou cardiovascular.
Os cuidados que devemos ter com os rins são relativamente simples como: beber muita água, reduzir o consumo de sal, fazer exames regularmente (creatinina), controlar diabetes e hipertensão, não fumar, limitar o consumo de álcool e ter o hábito de fazer exercícios físicos.
Sobre a DaVita Tratamento Renal
A DaVita é um dos maiores provedores de serviços renais dos EUA e tem ações negociadas na bolsa de Nova Iorque. No mundo, a empresa está presente em 12 países. A companhia chegou ao Brasil em 2015. A companhia conta com mais de 6 mil funcionários e 800 médicos no país. Através de 92 clínicas, 07 operações de agudo e 01 centro de acesso vascular, o grupo atende 17 mil pacientes, realizando mais de 3 milhões de tratamentos, 350 mil procedimentos de diálise intra-hospitalar bem como a implementação de milhares de acesso vasculares que são a base para a melhoria profunda de qualidade de vida de seus pacientes.
Além da atual presença em todas as regiões do País nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte, e Distrito Federal, a DaVita Tratamento Renal presta atendimento intra-hospitalar em mais de 360 hospitais em todo o país.