Seis escolas da rede pública de Várzea Grande – estadual e municipal – disputaram domingo (02.09), a 1ª edição dos Jogos da Pátria, uma realização do governo do Estado por meio da secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), em parceria com o Exército Brasileiro.
O evento, disputado no ginásio professor Aecim Tocantins, faz parte das comemorações em alusão à Independência do Brasil, festejado no próximo dia sete de Setembro.
Os Jogos da Pátria têm a finalidade de despertar o civismo e o amor à pátria entre adolescentes de Várzea Grande e Cuiabá. Além disso, a disputa envolverá as escolas campeãs dos dois municípios nas quatro modalidades de quadra – vôlei, basquete, futsal e handebol – dos Jogos Estudantis Municipais. É o tira-teima entre as duas maiores cidades de Mato Grosso para ver quem é melhor em cada um dos esportes.
As equipes de Várzea Grande contam com apoio da prefeitura municipal por meio da secretaria municipal de Esportes e Lazer (Smel).
No handebol feminino categoria B, a Escola Municipal Benedita Bernardina (VG) joga contra o Colégio Notre Dame de Lourdes (CBA). No masculino pela mesma categoria e modalidade, a Escola Estadual Elmaz Gattaz (VG) tem pela frente o Colégio Salesiano São Gonçalo (CBA). Já no futsal feminino B, o Colégio Pentágono (VG) encara o Isaac Newton (CBA). Já no masculino, o duelo é entre Coração de Jesus (CBA) e o Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE).
No basquete feminino A, Isaac Newton (CBA) mede forças diante do Centro Educacional Ayrton Senna (VG). No masculino, a Escola Estadual Irene Gomes (VG) pega novamente Isaac Newton (CBA). No vôlei feminino (A), o Instituto Cuiabano de Educação (ICE) confronta com o Ayrton Senna (VG) e no masculino, finalizando a disputa Isaac Newton (CBA) e Ayrton Senna (VG) fazem outro duelo para ver quem levar a melhor entre a capital mato-grossense e a Cidade Industrial.