Usou 5 milhões de emendas para beneficiar sua fazenda
A deputada federal Amália Barros (PL-MT) enviou, nesta terça-feira, 28, um requerimento ao gabinete do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), pedindo que a Casa convoque o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a explicar o possível uso indevido de recursos públicos para participar de compromissos pessoais.
Segundo apurou a imprensa nacional nesta semana, Juscelino teria usado um avião da Força Aérea Brasileira para comparecer a um leilão de cavalos, sendo que ele próprio possui ao menos 12 animais da raça Quarto de Milha. O custo da viagem estaria em torno de 140 mil reais – pagos com recursos públicos. Além disso, o ministro também teria recebido 4,5 diárias pagas mediante Ordem Bancária do erário.
“Diante disso, consubstanciada no meu dever de fiscalização, solicito a essa Presidência que convoque o Ministro das Comunicações, o Senhor Juscelino Filho, para prestar os devidos esclarecimentos que o caso requer, apresentando, se for o caso, documentos e outras formas de comprovação do correto uso dos recursos públicos, dever de todos os agentes públicos e políticos”, cobrou Amália, no ofício encaminhado a Lira.
Os deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) também querem apurar os possíveis atos de improbidade administrativa do atual ministro. Jordy protocolou um requerimento semelhante, e Nikolas protocolou uma representação alegando que José teria, pela segunda vez, usado dinheiro público para custeio de diárias de hotel e uso do avião da FAB para ir a um leilão.
“Usou 5 milhões de emendas para beneficiar sua fazenda; usou voo da FAB para ir a leilão de cavalos e bancou com dinheiro público sua estadia. E teria usado dados falsos para justificar gastos de campanha. Prazer, Juscelino Filho – atual ministro de Lula”, postou em seu twitter.
Histórico – Segundo apurou o portal Estadão, o atual ministro omitiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio avaliado em R$ 2,2 milhões em cavalos da raça ao declarar sua candidatura a deputado federal, em 2022. O jornal apurou ainda que o político era proprietário de pelo menos 12 animais, que ficavam em um haras de sua propriedade na cidade de em Vitorino Freire, no Maranhão
O Portal O Globo ressaltou, também, que “na justificativa para os atuais deslocamentos, estavam compromissos oficiais que, somados, tomaram pouco mais de duas horas da agenda de Juscelino Filho”.