Após sofrer um gol aos 12min da etapa inicial, o Santos conseguiu a virada e derrotou o Atlético-PR por 3 a 1, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro. O resultado deixou o time do técnico Vanderlei Luxemburgo perto da zona de classificação para a próxima edição da Taça Libertadores da América.
Beneficiado pela derrota do Palmeiras para o São Paulo, a equipe paulista ganhou uma posição e subiu para o quinto posto, com 36 pontos. Botafogo e Vasco, que abrem o grupo da competição continental, têm 38.
A ascensão foi provocada pela seqüência de vitórias do time, que triunfou em seis dos seus últimos sete jogos na competição. Graças a esse retrospecto, o atual campeão paulista não descarta ainda brigar pelo título –o São Paulo, líder, tem 47 pontos.
O crescimento santista no Nacional será novamente colocado à prova neste domingo, no clássico contra o Corinthians, que luta para não retornar à zona do rebaixamento, no Pacaembu.
No jogo de hoje, o primeiro gol nasceu logo na primeira oportunidade real da partida. Aos 12min da etapa inicial, o zagueiro Antônio Carlos aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou firme para abrir o marcador a favor da equipe paranaense.
O empate santista saiu em uma jogada parecida. Aos 29min, Kléber cobrou falta da intermediária, Domingos ganhou da defesa atleticana e desviou para a meta. A bola tocou na trave e nas costas do goleiro Viáfara antes de entrar.
Aos 35min, o Santos esteve perto da virada, em um contra-ataque de Baiano pela direita, que cruzou para Marcos Aurélio, livre, chutar por cima do gol paranaense e perder chance incrível.
Logo no início do segundo tempo, a equipe dirigida por Luxemburgo marcou o gol da virada, com Pedrinho, que aproveitou cruzamento da direita, dominou a bola no peito e bateu forte na saída de Viáfara.
O Atlético-PR teve uma boa oportunidade aos 23min, quando Pedro Oldoni recebeu passe em velocidade de Ferreira e bateu cruzado para difícil defesa de Fábio Costa, que evitou o empate.
Aos 31min, Marcos Aurélio tentou passar por Danilo dentro da área atleticana, mas foi derrubado por Alan Bahia. Pênalti, que Kléber Pereira não desperdiçou, ampliando o marcador.
FO