Camisa 10 da seleção argentina confirmou que decisão, contra França ou Marrocos, no domingo, será sua despedida de Mundiais
Já próximo do fim da carreira, Lionel Messi faz questão de aproveitar cada momento no Catar 2022. Classificado com a Argentina à final, o camisa 10 garantiu na última terça-feira (13), na saída do estádio Lusail, que esta será a sua última partida em Copas do Mundo. O craque, de 35 anos, está pronto para dançar aquele que será o seu “último tango” em busca de um troféu que ainda não tem.
A final da Copa 2022 acontece no domingo (18), às 12 horas (de Brasília), de novo no Lusail. A Argentina enfrentará o vencedor de França e Marrocos, que jogarão nesta quarta, às 16 horas, no Al Bayt.
A história do maior vencedor de prêmios de melhor do mundo da Fifa, sete vezes, com o maior torneio de seleções do mundo lembra a melodia dramática de um tango. Daí a sua última dança, como o ex-jogador de basquete Michael Jordan, outra lenda do esporte, preferiu nomear a conquista do seu sexto título de NBA.
Em uma pra lá de concorrida entrevista na saída dos vestiários do Lusail, o camisa 10 atendeu um grupo de mais de 50 jornalistas argentinos e estrangeiros por exatos cinco minutos. Por ali, sempre com a voz baixa e humildade de dar inveja, confirmou o que já havia deixado no ar ainda antes de desembarcar em Doha.
“Seguramente, sim [será a minha última partida em Copas]. Terei 39 no próximo Mundial. Acredito que não estarei na minha melhor forma e terminar dessa maneira é ainda mais especial”, disse Messi.
No Brasil 2014, até com uma atuação discreta, ou discreta para os padrões Messi, o menino de Rosário pareceu sentir a pressão das insistentes comparações com Diego Maradona. A Argentina jogou mal e, mesmo assim, só foi derrotada na prorrogação pela poderosa Alemanha, que naquela oportunidade conquistou o quarto e último título de sua história até aqui.
Messi tem consciência de que os tempos mudaram. Talvez, até, o time não seja nem tão qualificado quanto o de oito anos atrás. Ainda assim, faz questão de deixar seus companheiros confiantes e felizes com a oportunidade de levantar a Copa do Mundo. No Maracanã, Messi vomitou no primeiro tempo (em uma crise recorrente ao longo da sua carreira), viu uma bola passar rente à trave e desperdiçou a última chance do jogo.
Foram oito anos perseguindo uma nova chance. Na Rússia 2018, a albiceleste esteve irreconhecível, correu o risco de ver o então técnico Jorge Sampaoli ser demitido no decorrer da Copa, ficar fora da segunda fase e acabou eliminada pela França por 4 a 3 nas oitavas. Messi pediu uma nova chance e foi atendido pela ordem do futebol. Por isso, o recado para os mais jovens no vestiário foi claro: “Desfrutem”.
“Que aproveitem, que aproveitem tudo isso. É impressionante o que fizemos e eles já sabem que vamos tentar ganhar o máximo como estamos tentando em todas as partidas. Além disso, que saibam que ganhar ou perder, tem que aproveitar bastante”, começou Messi. “Obviamente que queremos erguer o troféu, sermos campeões do mundo, mas é uma partida de futebol e pode acontecer de tudo. Tomara que o resultado seja diferente de 2014.”
Messi foi um dos principais nomes da classificação da bicampeã (1978 e 1986) à sexta final (perdeu em 1930, 1990 e 2014) com uma assistência e um gol. O gol de pênalti, inclusive, foi o quinto no torneio (divide a artilharia com o francês Kylian Mbappé) e o 11º em Copas do Mundo, um a mais que o ex-jogador Gabriel Batista.
Todos os gols de Lionel Messi em Copa do Mundo
Alemanha 2006: Argentina 6×0 Sérvia e Montenegro: 1 gol
África do Sul 2010: sem gol
Brasil 2014: Argentina 2×0 Bósnia Herzegovina – 1 gol
Brasil 2014: Argentina 1×0 Irã – 1 gol
Brasil 2014: Argentina 3×2 Nigéria – 2 gols
Rússia 2018: Argentina 2×1 Nigéria – 1 gol
Catar 2022: Argentina 1×2 Arábia Saudita – 1 gol
Catar 2022: Argentina 2×0 México -1 gol
Catar 2022: Argentina 2×1 Austrália – 1 gol
Catar 2022: Argentina 2 (4)x(2) 2 Holanda – 1 gol
Catar 2022: Argentina 3×0 Croácia – 1 gol.
Fonte:R7