Com o objetivo de oferecer aos adolescentes do Centro Sócio Educativo de Cuiabá maiores oportunidades, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, e a presidente do Instituto de Esportes e Culturas Alternativas (IECA) e produtora da Central Única das Favelas (CUFA/Cuiabá), Karina Santiago, assinaram nesta quinta-feira (16/08) Termo de Convênio que vai proporcionar aos adolescentes atividades através de ação cultural de desenvolvimento humano demonstrando a cultura Hip Hop. O documento foi assinado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e teve a presença do rapper MV Bill, que elogiou o trabalhos desenvolvidos dentro da unidade.
O secretário Carlos Brito destacou a importância de iniciativas como esta não apenas junto aos adolescentes em conflito com a lei mas para todos os reeducandos do Sistema Prisional e, principalmente, para a sociedade. “No Brasil não tem pena de morte ou prisão perpetua, então todos que estão presos ou cumprido medidas sócio-educativas retornarão um dia para a sociedade”, ressaltou o secretário acrescentando que “é importante preparar tanto o reeducando quanto à sociedade para essa volta”.
Com o mesmo argumento, o rapper carioca MV Bill, um dos fundadores da CUFA e autor do documentário “Falcão: Meninos do Tráfico” falou da comoção de ver tantas crianças, dentro ou fora do mundo do crime, que buscam melhor oportunidade e qualidade de vida. “É gratificante ver os olhinhos desses meninos e meninas brilhando quando apresentamos os nossos projetos”. O cantor falou que conheceu os projetos do Centro Sócio Educativo. “Fiquei impressionado com o trabalhos e acredito que, com a assinatura desse convenio, poderemos oferecer muito mais àqueles adolescentes”.
O secretário adjunto de Justiça, Carlos Santana, e o Superintendente do Centro Sócio Educativo, Domingos Sávio Grosso, também estiveram presentes durante assinatura do convênio. Santana falou da expectativa do projeto e do interesse em continuar com a parceria para projetos futuros.
O coordenador da CUFA/Cuiabá Dj Linha Dura salientou que a CUFA está confiante no sucesso do projeto. “Vamos dar o melhor de nós para reduzir o alto índice de reincidência e preparar esses meninos para inseri-los novamente junto à sociedade. Linha Dura falou também que é fundamental a parceria de outro projetos para se alcançar o objetivo. A produtora Karina Santiago agradeceu a oportunidade concluindo que “é um sonho constante do Instituto, através da CUFA, fazer essas parcerias, a fim de realizar ações com os nosso jovens e crianças, e como o Bill disse, é motivador ver os olhos deles brilhando quando surgem essas oportunidades”.
Convênio – Durante sete meses consecutivos, os adolescentes do centro Sócio Educativo vão participar de atividades como serigrafia, basquete de rua, além da produção/gravação musical de uma coletânea “Consciência Hip Hop”.
Consciência Hip Hop – O 3º Festival Consciência Hop, foi lançado na manhã desta quinta (16/08), no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, também com a presença do rapper MV Bill. O Festival acontece na capital entre os dias 4 e 8 de setembro. O objetivo do festival é promover o intercambio da cultura hip-hop, aliando cultura com discussão de políticas públicas para a produção cultural produzida nas periferias. O evento tem a parceria das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública e de Cultura e da Prefeitura de Cuiabá
Primavera do Leste – Ainda hoje, MV Bill segue para a prévia do festival, em Primavera do Leste, onde exibe e participa de debate sobre o documentário “Falcão…Meninos do Tráfico”, às 19h30. Na mesma cidade, na sexta (17), às 19h30, fará um show ao vivo, ao lado dos grupos locais Conexão da Rima, PVA MC’s e Rajadas de Rimas, além dos DJs Linha Dura e Taba. O secretário Municipal de Educação de Pimavera do Leste, José Antônio Nogueira, juntamente com vereadores do Município participaram da assinatura do convênio na Sejusp.