O Governo do Estado homenageou, ontem (15.08), cerca de 200 policiais militares em reconhecimento ao desempenho e dedicação à Segurança Pública do Estado, neste primeiro semestre do ano. A solenidade de entrega dos certificados ocorreu na Praça das Bandeiras com entoação do Hino Nacional, Hino da Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT) e discursos de agradecimento.
Os comandantes dos Comandos Regionais de Várzea Grande (CR 2), tenente coronel Eddie Metelo, e Cáceres (CR 6), coronel João Batista Vanine, também receberam o certificado pelo trabalho e contribuição à redução do índice de criminalidade na determinada região de atuação.
“Para a PM é importante valorizar o policial. Enquanto a sociedade dorme ou está em festa, ele (policial) está em ação. Sendo esses os momentos que ele mais trabalha. Sem segurança não há desenvolvimento do Estado”, justificou o comandante Geral da PM/MT, coronel Campos Filho.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), Carlos Brito, a solenidade de valorização do policial é importante e precisa ser insistente. “O governador e as instituições públicas precisam levar ao conhecimento da população o que acontece de bom na PM”, frisou, lembrando que toda a corporação não pode ser penalizada pelos atos indevidos.
O vice-governador, Silval Barbosa, que representou o governador Blairo Maggi na solenidade, disse que o Governo entende que a Segurança Pública é prioridade e que sem o serviço do policial ela é impossível. “Sei que este reconhecimento é muito pouco pelos trabalhos que os policiais têm feito junto à sociedade mato-grossense, pela segurança”, destacou Silval Barbosa.
O cabo João José, do 1º Batalhão de Policia Militar (BPM) de Cuiabá, recebeu o certificado. Emocionado pela homenagem, o policial acredita que o ato serve de incentivo ao empenho de todos os PMs. “É sempre bom ter o trabalho reconhecido. Grande parte dos policiais foi homenageada e muitos outros mereciam também”, confidenciou.
Policiais dos oito comandos de Mato Grosso, do Comando Geral, do Batalhão de Operações Especiais (BOP), da Diretoria de Saúde e do Centro de Capacitação Desenvolvimento e Pesquisa (Cefap) foram homenageados. Participaram da solenidade também o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes de Oliveira, o diretor Geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), José Lindomar, além de secretários estaduais adjuntos, autoridades representantes do Exército, Corpo de Bombeiros e outros.
SEGURANÇA
Citando o artigo 144 da Constituição Federal, Brito lembrou do dever do Estado em oferecer a segurança pública e do direito do cidadão em tê-la, mas também conclamou a sociedade para participar: “se é direito é também responsabilidade de cada cidadão”, destacou. O secretário divulgou ainda que o governador não mede esforços para oferecer melhores condições de trabalho para a Polícia cumprir o seu papel.
Brito revelou que em breve o Governo entregará 340 novas viaturas e cem motocicletas, e que continua capacitando e investindo na área operacional da PM. Ele falou também do compromisso do Governo Federal com o Estado em reaparelhar a Polícia de Mato Grosso com o aumento de armamento e novas aeronaves.