O PSOL entregou nesta terça-feira, 14, ao segundo vice-presidente do Senado, Alvaro Dias(PSDB-PR) uma lista com 60 mil assinaturas, recolhidas por todos o País, pedindo a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).
Segundo a assessoria da liderança, quase 50 manifestantes realizaram um ato público em frente ao Congresso Nacional nesta tarde. Eles mostravam cartazes e cantavam músicas de repúdio a Renan.
Na última segunda-feira, o deputado federal Chico Alencar disse que se a população não pressionar, o caso envolvendo o presidente pode não dar em nada.”Sem a pressão das ruas, vai ter pizza”, disse.
Para Alencar, o documento “Fora Renan” é importante para pressionar o Conselho de Ética a encaminhar o pedido de cassação para ser votado em plenário.
“Eu achava que a Câmara era corporativista, mas estou vendo que no Senado, com aquela aura de cavalheiros, o que impera é a política do compadrio”.
O PSOL é o autor da primeira e segunda representação contra Renan no Conselho de Ética. A primeira investiga se o presidente do Senado teve suas despesas pessoais pagas por lobista ligado à construtora Mendes Junior.
A segunda, que está à espera de relator, investiga se Renan teria beneficiado a cervejaria Schincariol, que comprou uma fábrica de refrigerantes falida da família Calheiros.