A série de três vitórias consecutivas do Santos terminou neste domingo, contra o Fluminense. Com o meia Thiago Neves em noite inspirada, os cariocas venceram por 3 a 0 e voltaram a conquistar um resultado positivo no Brasileiro –nos últimos cinco jogos, haviam sido três empates e duas derrotas.
O Santos começou melhor na partida, explorando a velocidade dos ataques com Marcos Aurélio e usando Kléber Pereira como principal referência ofensiva. Foi o centroavante quem criou a primeira boa chance de gol da partida, aos 19min. Depois de tabela com Carlinhos, ele deu um chapéu no goleiro Ricardo Berna, mas não conseguiu concluir para o gol.
Apesar do bom início, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não conseguiu aproveitar o domínio do meio-campo e acabou sofrendo um gol em jogada de bola parada. Aos 37min da primeira etapa, Thiago Neves cobrou falta pelo lado direito do ataque e Luiz Alberto –ex-jogador santista– desviou de cabeça, antecipando-se à saída de Fábio Costa para marcar o primeiro gol do jogo.
O time carioca teve a chance de ampliar a vantagem cinco minutos depois, quando Somália avançou livre pela esquerda mas, em vez de chutar em gol, tentou um cruzamento e a bola foi afastada pela defesa santista.
O Santos voltou para o segundo tempo com duas mudanças. A primeira foi no uniforme: o time trocou o modelo com listras pelo branco, para evitar confusão com as roupas do rival. A segunda, a entrada do meia Petkovic no lugar de Marcelo.
O sérvio pouco acrescentou à equipe e, como o restante do time, não conseguiu parar o meia Thiago Neves, o melhor jogador da partida. Foram dele o segundo e o terceiro gols do time das Laranjeiras, aos 20min e 27min da segunda etapa.
O Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira, às 20h30, para o clássico contra o Flamengo, no Maracanã. Já o Santos retorna aos gramados no sábado, na Vila Belmiro, quando jogará contra o Sport.
FO