Um dos três maiores grupos de sustentação do Governo Lula, o Bloco de Esquerda, composto por mais de 80 deputados federais, lança no próximo dia 16 em Cuiabá a mesma aliança que, em nível nacional, é responsável pela decisão das votações de interesse do Executivo.
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) e os deputados federais Manoel Júnior (PSB-PB) e Sílvio Costa (PMN-PE) já confirmaram presença no evento.
“O lançamento do Bloco da Verdade é uma iniciativa importante para reforçar os partidos que o compõem. Isso trará uma rica discussão para o processo político e permitirá que as idéias democráticas e sociais se disseminem cada vez mais. Parabenizo a iniciativa do deputado federal Valtenir”, afirmou o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
Outra liderança nacional da sigla socialista, o deputado Manoel Junior (PSB – PB) afirmou que “o Bloco representa o que há de novo e de ético na política brasileira”. “Aquela política que possa ser voltada ao combate às desigualdades sociais, que aponta para a modernidade com projetos futuros para esse País. Todos os companheiros do PSB de Mato Grosso têm contribuído muito na construção do PSB Nacional”, disse. Já o deputado Sílvio Costa (PMN-PE) acredita que “onde for possível levar as propostas no Brasil, o Bloco de Esquerda estará presente”: “Pensando nas eleições de 2008, sabemos que é muito importante levar as idéias do Bloco para o maior número de cidades”, disse.
O presidente do PDT em Mato Grosso, deputado estadual Otaviano Pivetta, acredita que as agremiações envolvidas, mesmo sendo de pequeno porte, têm demonstrado que são legendas com posicionamento firme e comprometimento com a vida pública do país. “Estamos nessa fase de entrosamento no Estado. Vejo que esse Bloco será a base para novos projetos”, concluiu.
Unidade
O Bloco de Esquerda, também chamado de Bloco de Verdade é composto pelo PSB; PCdoB; PDT; PAN; PMN; PHS e PRB. Na última votação a favor do Governo, a mais importante, a unidade contribuiu com 67 votos. Enquanto o PMDB contribuiu com 65 e o PT com 77.
“Precisamos unir as siglas com as mesmas idéias, aqueles que têm um projeto alternativo de desenvolvimento para os municípios, estados e para o país. Somos o ‘Bloco de Verdade’ porque somos o único que se manteve unido desde o começo do governo”, afirmou deputado federal Valtenir Pereira.