Apesar de dizer que nas cinco eleições em que concorreu à Presidência da República o assunto “crise aérea” não foi mencionado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu artigo em 7 de janeiro de 2002 com o título de “Morte anunciada do transporte aéreo”, informa neste sábado reportagem de Eliane Cantanhêde, colunista da Folha.
Segundo a reportagem, o texto, com críticas ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi publicado justamente num ano eleitoral. Naquele ano, Lula venceu a disputa pela Presidência da República, depois de ter perdido em 1989, 1994 e 1998.
Na quinta-feira, durante reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, Lula reconheceu que o setor aéreo não tinha noção da dimensão dos problemas e dificuldades que existiam na área.
De acordo com parlamentares que participaram da reunião, o presidente teria ainda comparado a crise aérea com uma metástase –quando o paciente que sofre de câncer em um órgão descobre que há ramificações da doença em outros locais do corpo.
FO