A coleta de dados para o Censo Agropecuário e a contagem populacional nos municípios mato-grossenses, realizada pelo IBGE, poderá ser feita até o dia 15 de agosto. A afirmação é do Chefe da Unidade Estadual do IBGE, Delvado Benedito de Souza. O IBGE atendeu um requerimento protocolado hoje (30) pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM pedindo a prorrogação do prazo de cadastramento in loco, que se esgotaria amanhã (31). Segundo Delvado, os trabalhos de contagem populacional se estenderão pelos próximos 15 dias podendo ser alterados, mediante o término da pesquisa. “Enquanto houver uma residência que ainda não tiver recebido a visita dos recenseadores os trabalhos não terminarão”, garantiu.
Segundo o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, é de suma importância para os municípios que todas as residências sejam visitadas, pois o resultado da contagem populacional pode aumentar ou diminuir os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, bem como influenciar de forma positiva ou não nas transferências para a área da saúde e no duodécimo anual às Câmaras Municipais, já que o número de habitantes faz parte da base de cálculo desses quesitos. “A AMM recebeu muitas reclamações por parte de prefeitos sobre as falhas no processo do recenseamento e por isso decidimos protocolar o requerimento solicitando a prorrogação no prazo da coleta de dados”, explica. De acordo com Cidinho, até a última sexta feira (27) a pesquisa do IBGE ainda não havia sido concluída em inúmeros municípios, o que demonstra a necessidade de mais tempo.
O novo censo teve início em abril deste ano em todo país. No Estado, 1,7 mil recenseadores foram contratados para realizar a coleta de dados nos 141 municípios de Mato Grosso. Normalmente os censos populacionais são realizados nos anos com final cinco, mas por falta de recursos financeiros, a pesquisa deixou de ser feita em 2005.