Policiais federais da Delegacia de Naviraí (MS) apreenderam 1.750 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. A mercadoria estava em um caminhão parado durante uma fiscalização na cidade de Amambai (MS). A carga era composta por nove tipos de agrotóxicos escondidos em meio a uma carga de melancia. O preço de venda do carregamento foi estimado em cerca de R$ 1 milhão.
De acordo com a PF, os produtos eram predominantemente dos tipos Guapo 70 (711 Kg), Clorimethyl 25 (535 Kg) e Tricur 80 WG (347Kg). A apreensão foi fruto de investigação realizada pela PF de Naviraí e culminou com a prisão de três suspeitos de envolvimento com o contrabando: o motorista Javel Barreto Araújo e o casal Miguel José de Souza e Cecília Pedro de Souza. Miguel e Cecília são moradores da Vila Miguel, em Sete Quedas (MS), já têm antecedentes de contrabando e, segundo as investigações, seriam os donos dos agrotóxicos apreendidos. No momento da prisão, eles teriam dado cobertura ao deslocamento do caminhão, atuando como “batedores”.
Os presos foram indiciados pelos crimes de contrabando (art. 334 do Código Penal) e contra a lei dos agrotóxicos (art. 15 da Lei dos Agrotóxicos). O motorista Javel, por tentar corromper os policiais que o abordaram, foi indiciado pelo crime de corrupção. A pena poder chegar a 12 anos de prisão.