O município de Várzea Grande teve aumento na coleta de lixo nas ruas da cidade, a Secretaria de Serviços Públicos Municipal ampliou em cerca de 9% a coleta de lixo passando de 110 toneladas para 120 nos últimos três anos. A quantia corresponde a 170 metros cúbicos de dejetos diários. Mais da metade do lixo (52,87%) são de material orgânico seguido de jardinagem (16%) – galhos e folhas de árvores e plástico moles (8,11%). Atualmente, são cerca de 90% dos bairros atendidos.
Para o titular da pasta, Benedito Pinto, o aumento da coleta de lixo reflete a qualidade dos serviços prestados, através de uma empresa terceirizada, além da ampliação dos bairros atendidos. Antes, um veículo carregava metade de sua capacidade. Hoje, o lixo é prensado e garante uma quantidade maior de coleta e sem derramamento nas ruas.Quando isso acontecer, uma equipe especializada fará a limpeza local.
A profissionalização do serviço de lixo não se limita a coleta. Na descarga, existe uma esteira que leva para o local de compactação. Todo o processo é fiscalizado, de acordo com o subsecretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Aparecido Leite Albuquerque, haverão espaços separados, tanto para o lixo comum, como o hospitalar e entulho.