A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta de chuva forte e queda de temperaturas às defesas civis dos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.
Uma frente fria que atua no Centro-Oeste e Sudeste provocará pancadas de chuva em parte dessas duas regiões. Persiste o alerta de que há risco de temporais isolados, chuva forte, raios e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h no norte do Mato Grosso do Sul; no centro-sul do Mato Grosso; no sul de Goiás; no triângulo mineiro e sul de Minas Gerais; e no sul do Estado do Rio de Janeiro.
A Sedec recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.
Além da chuva, a partir de hoje, uma nova massa de ar frio provocará queda de temperatura nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Alerta-se que até sexta-feira, as temperaturas mínimas no Mato Grosso do Sul oscilarão entre 5° e 8°C e em Goiás as mínimas vão variar entre 9°C e 13°C. Em Minas Gerais , nas áreas mais altas, as temperaturas mínimas ficarão entre 6°C e 9°C, e em São Paulo , nas áreas mais altas, os termômetros marcarão entre 4°C e 7°C.
Nesta quinta-feira, a Sedec alerta para a ocorrência da “friagem”, queda brusca de temperatura, no centro-sul de Rondônia. A temperatura mínima no Estado oscilará entre 14°C e 18°C. A sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido aos ventos do quadrante sul. É recomendável uma atenção especial aos moradores de rua.
Terra