Durante abertura da ‘Semana Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro’, realizado na quinta-feira (31), na Câmara de Cuiabá.
O encontro, que ocorre em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado em 2 de abril, é uma parceria do Legislativo Municipal com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência.
“Tenho orgulho em apoiar ações da AMA que fazem a diferença na vida, principalmente, das crianças autistas e de seus familiares. Fico feliz de saber que a Casa do povo cuiabano abre as portas para eventos como esse, que mostra a importância de falarmos sobre o autismo. A Semana de Conscientização do Autismo é importante para mostrar para a sociedade que esse público pode sim ter o seu espaço, nas escolas, no trabalho e nos grupos de convívio social”, disse Juca.
“Por isso que, nós, enquanto vereadores temos que ampliar a discussão para que o objetivo seja alcançado, que as pessoas com esse tipo de transtorno sejam incluídas na sociedade”, complementou o presidente da Casa de Leis.
Kelly Viegas, presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), destacou o compromisso que o Juca do Guaraná sempre teve com os autista e o papel da Câmara de Cuiabá em favor das pessoas que mais precisam.
“A Câmara de Cuiabá tem mostrado que de fato é do povo. Aqui a gente pode vir e cobrar nossos direitos. O Juca sempre apoia as causas da pessoa com deficiência. Inclusive com Leis que refletem diretamente em nossas vidas”, disse Kelly ao se referir a Lei 6.509/2020 de autoria do Juca do Guaraná que garante preferência em filas aos acompanhantes dos autistas.
Na sexta-feira, 1º de abril, também com atividades na Câmara Municipal, onde foi escolhido o temas “A Pessoa com TEA e a inserção no mercado de trabalho” para debates entre os participantes. O evento está previsto para às 17 horas.
Já no dia 2 (sábado), o encerramento da Semana Municipal, o local escolhido foi o Parque das Águas. A partir das 17h, toda população e público visitante estão convidados para participar da Aula Inclusiva para conscientização e sensibilização do Autismo.
Lei de Nº 6.509/2020
Em uma luta sem tréguas, Juca conseguiu sancionar a Lei de Nº 6.509/2020, de sua autoria, estabelecendo este atendimento prioritário e, sobretudo, humanitário, aos autistas. Exigindo que os estabelecimentos públicos e privados passassem a estampar, em local visível, o símbolo para a conscientização do autismo. Informando que os portadores do Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes têm direito a atendimento prioritário.
Desde então, Cuiabá ganhou uma placa com laço colorido feito de quebra-cabeças, fazendo referência aos autistas.
O êxito foi tão grande que o projeto do vereador Juca do Guaraná acabou servindo de referência para várias outras cidades.
Gabinete do vereador Juca do Guaraná Filho