segunda-feira, 07/10/2024
InícioEconomiaPresidente da CDL Cuiabá reforça importância da energia solar após TJ barrar...

Presidente da CDL Cuiabá reforça importância da energia solar após TJ barrar cobrança de ICMS em MT

Nunca foi tão importante nos beneficiarmos da energia solar

 O Tribunal de Justiça julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta para proibir que o governo de Mato Grosso cobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação a distribuição da energia solar produzida no estado.

A ADI proposta modifica trechos da Lei 631/2019, que determina a isenção de cobrança do ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição da rede de energia (TUSD) pelos consumidores que utilizem usinas de energia solar até o ano de 2027. A iniciativa é do deputado estadual Faissal Calil e tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).

“Nunca foi tão importante nos beneficiarmos da energia solar, quanto agora. Além de todos os benefícios ao meio ambiente, ainda contribui com o crescimento da economia como um todo, principalmente neste momento em que estamos saindo de uma pandemia e precisamos gerar ainda mais renda e emprego para o cidadão, já que através deste sistema é possível uma boa redução de custos para empresas e cidadãos, então, somos totalmente favoráveis e apoiamos a iniciativa do deputado Faissal para que não haja essa cobrança do ICMS sobre a transmissão da energia solar em Mato Grosso”, disse Celio Fernandes, presidente da CDL Cuiabá.

Atualmente, o usuário paga 17% de ICMS sobre o uso da rede de distribuição, ou seja, a energia não consumida na hora é tributada pelo governo do estado. Salvo se o consumidor não usar a rede e armazenar a energia produzida em baterias.

Para o deputado Faissal, a decisão unânime do TJ é uma vitória da população mato-grossense. “Juridicamente é impossível cobrar ICMS sobre a energia solar, pois não há circulação de mercadoria e você está consumindo seu próprio produto. A TUSD, que eles querem tributar, é um serviço e os únicos serviços em que se pode tributar ICMS, de acordo com a Constituição Federal, são a comunicação e o transporte municipal e intermunicipal”, declarou o parlamentar.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes