De 19 cidades brasileiras durante o Programa de Capacitação
Com o objetivo de fomentar a produção artística na pandemia, o festival “Niterói em Cena Resiste!” vai apresentar, de 25 a 30 de janeiro, 35 obras curtas criadas por artistas de diferentes cidades do país. O evento marca a conclusão do Programa de Capacitação em Teatro Virtual, curso que apresentou possibilidades artísticas e ferramentas do teatro online durante quatro meses, com aulas dos diretores Juracy de Oliveira, Miwa Yanagizawa, Rodolfo García Vázquez e da atriz e publicitária Letícia Leiva. Os espetáculos gratuitos, com até 15 minutos cada, serão exibidos em três formatos: gravados, ao vivo e híbridos. As apresentações serão feitas, sempre a partir das 20h, no Youtube do Niterói em Cena (https://bit.ly/2YU6VzI). Veja a programação completa no fim do release.
Para o Programa de Capacitação em Teatro Virtual foram selecionados 35 alunos de Aracaju (SE), Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Extrema (MG), Fortaleza (CE), Guarabira (PB), Laranjeiras (SE), Londrina (PR), Macapá (AP), Niterói (RJ), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Taiobeiras (MG). Dos selecionados, 30 foram bolsistas (10 residentes de Niterói e 20 moradores de outras cidades do Brasil), que receberam 340 euros durante o programa. O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros (www.goethe.de/hilfsfonds).
“O Niterói em Cena tem em seu DNA a preocupação com o desenvolvimento artístico de atores, novos diretores e técnicos teatrais. Esta nova experiência de formação, possibilitada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e Instituto Goethe, fez com que a gente ampliasse nossos esforços na capacitação de artistas mais sensíveis e atuantes. Para isso, escolhemos profissionais gabaritados, com experiências bem-sucedidas no teatro virtual”, observa o diretor do projeto, Fabio Fortes, que também assina a direção do Festival Niterói em Cena.
O curso foi composto por quatro módulos. O ator e diretor cearense Juracy de Oliveira ministrou o módulo “Escolha e otimização de ferramentas técnicas virtuais”, que orientou os alunos nas aplicações básicas de ferramentas de transmissão e exibição de obras artísticas nas plataformas digitais, além de oferecer dicas de iluminação e áudio. “A turma do Niterói Resiste! foi, sem dúvidas, uma das coisas mais marcantes da pandemia para mim. Diversidade e dedicação em grande escala”, frisa Juracy.
O módulo 2 foi voltado à “Captação e engajamento de audiência para projetos artísticos em redes sociais”, com objetivo de apresentar fundamentos básicos de marketing digital com foco na divulgação do produto artístico e na construção/ampliação de uma audiência qualificada. A professora foi a atriz e publicitária mineira Letícia Leiva. “Os encontros do Niterói em Cena Resiste! me encheram de esperança. Estar em contato com tanta gente com sede pelo fazer teatral e artístico é animador. Aprendi muito com as pessoas envolvidas a cada encontro e continuo apostando no fomento como uma luz no fim do túnel. Parabenizo o Niterói em Cena pela iniciativa. Fiquei muito feliz e honrada por participar desse projeto!”, elogia a comunicadora.
A atriz, diretora e pesquisadora da cena Miwa Yanagizawa, nascida em São Paulo e radicada no Rio de Janeiro ministrou o módulo 3: “Diálogos e interlocução de linguagens entre o teatro e o audiovisual”. As aulas incentivam os alunos a experimentar os limites entre o teatro e o audiovisual, aproveitando as características de cada linguagem para potencializar a obra artística no espaço de representação virtual. “Este foi um dos projetos mais inovadores dos quais participei em 2021. Ele foi criado a partir de três bases fundamentais: considerou a capacitação técnica e artística de seus participantes, deu suporte financeiro e tempo para o desenvolvimento digno de um processo de criação. Um projeto lindo!”, comenta Miwa.
O módulo 4 foi comandado pelo diretor teatral, autor, diretor de cinema e pedagogo paulista Rodolfo García Vázquez. O tema foi “Criação artística coletiva não presencial”, com direcionamento prático aos alunos que, através da orientação de um diretor com experiência em criação online, foram estimulados a experimentar as técnicas abordadas nos módulos anteriores. “Foi uma experiência muito rica conhecer, trocar e construir conhecimento no campo do teatro digital com artistas de todo o país. Transformamos o zoom em um palco de experimentação artística que pode indicar caminhos para o futuro”, declara o artista.
Confira a programação completa:
Dia 25/01 (terça-feira)
Quando falei (Belém/PA) – Suzi Lacerda
Curriculum Vitae (Niterói/RJ) – Luma Rangel
Abertura de processo: Diane35 (Fortaleza/CE) – Tesllyn
A linguagem não consegue dar sentido a tudo (Campina Grande/PB) – Suellen Maria
Cryatura (Brasília/DF) – Aysha Lion
Karaokê (São Paulo/SP) – Rebecca Celso
Dia 26/01 (quarta-feira)
Cartas para Ela (Recife/PE) – Camila Mendes
Estômago da baleia (Guarabira/PB) – Camohn
Godot não virá hoje! (Extrema/MG) – Eduardo Sabion
Solo Solo (Rio de Janeiro/RJ) – Nilda Andrade
Embrião (Belém/PA) – Anna Clara Andrade
Fragmentos – de uma DDA (Niterói/RJ) – Priscila Villas Bôas
Dia 27/01 (quinta-feira)
Em.corpo.ação – 5 pontas (Laranjeiras/SE) – Jonathan Rodrigues
Arô (Niterói/RJ) – Mapô
Sinhá (Salvador/BA) – Tatiana Dias
Meu preto amor (Salvador/BA) – Rafa Martins
Inflexo teatro (Barreiras/BA) – Danilo Lima
Preto fazendo drama (Salvador/BA) – Jhoilson de Oliveira
Dia 28/01 (sexta-feira)
Brechas (Niterói/RJ) – Isadora Werneck
(Re)Existência – Meu tempo em timeline (Salvador / BA) – Osvaldo Rosa Júnior
Invisíveis (Niterói / RJ) – Silvia de Carvalho
Tortura nunca mais (Campos dos Goytacazes / RJ) – Iara Souza Lima
Apagão (Macapá/AP) – Kai Henrique
Todo cogumelo é comestível, alguns apenas uma vez (Niterói/RJ) -Bia Ribeiro
Dia 29/01 (sábado)
Essa reunião acaba em dez minutos (Londrina/PR) -Maria Clara Villela
Nina (Rio de Janeiro/RJ) – Maria Lucas
Fábula (Brasília/DF) -Jonca
Estação Sorriso (Niterói / RJ) – Fernanda Brandt
Sem sinal de fumaça (Macapá/AP) – Jhou Santos
Pâmela Hugo (Niterói/RJ) – Gustavo Dias
Dia 30/01 (domingo)
Nunca mais explodimos uma bomba (Aracajú/SE) – Isabel Santos
O último poeta (Taiobeiras/MG) – Felipe Cortez
Tatuagens da alma (Niterói/RJ) – Rebecca Gotto
Click (Campo Grande/MS) Renata Macedo
Eu quero saber o que está dentro de você (Niterói/RJ) – George Ritter
Sinopses e fichas técnicas
Abertura de processo: Diane35 (Fortaleza/CE) – Tesllyn
Sinopse: Diane 35 apresenta suas primeiras experimentações cênicas, para pensar uma narrativa performática, interseccionada entre memórias, corpo e voz marcados pela presença das existências transgênera. Elementos multiartísticos dialogam no palco para insurgência da potencialidade travesti em cena, recortes de vivências empregados nas primeiras falas memoradas e documentadas por cada travesti envolvida nesse processo artístico que se abre agora.
Ficha técnica:
Produção, roteiro e direção: Tesllyn e Antro Coletivo
Atuação: Brianna Castilho, Sophia Cellino e Tesllyn
Textos: Nágila de Sousa Freitas, Iracema Zoé e Antro coletivo
Filmagem: Janduy Acendino e Rede Cuca
Montagem e edição: Thiago Ibiapina
Maquiagem: Rafaella Carneiro
Fotografias e design: Beatriz Silva, Richard Astolfo e Antro Coletivo
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 10 minutos
Perfis no Instagram: @antrocoletivo @tesllyn @briannacastilho18 @sophiacellino16 @nagiladesousafreitas @durango_office @janduyacendino
@rafaella_raniscar @bia.souzzz e @richard_astolfo
Apagão (Macapá/AP) – Kai Henrique
Sinopse: Macapá – Amapá, 3 de novembro de 2020. Em meio ao caos e 22 dias de completa escuridão, duas pessoas nômades se encontram e juntos enfrentam esses momentos.
Ficha técnica:
Direção, dramaturgia e figurino: Kai Henrique
Cenografia: Flávio Gonçalves
Elenco: Flávio Gonçalves, Kai Henrique
Apoio: Laboratório Nômade
Trilha sonora: João Santos – JP Santos
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @henr1kaiart
Arô (Niterói/RJ) – Mapô
Sinopse: Há aqui o corpo azul que inspira riqueza e faz em onã a sua própria mitologia, dançando pra rezar, girando para manter viva a memória e os encantos que as bocas de minhas Yás cantam. Arô é uma ritualidade performática em honra a magia, a escuta e o aprendizado de chãos encantados. Entre arô, incensos e mandingas, rezas e adurás peço agô para curar.
Ficha técnica:
Criação e Performance: Mapô
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: Livre
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @_m.apo
Brechas (Niterói/RJ) – Isadora Werneck
Sinopse: Com dramaturgia que reúne histórias reais com trechos de literatura, “Brechas” é um convite informal e íntimo para pensarmos a resistência como uma ação criativa e coletiva: resistir através das fissuras que rompem o concreto e pensar a ação resistente como uma articulação coletiva e criativa como forma de dizer “não”.
Ficha técnica:
Concepção e performance: Isadora Werneck
Textos: Albert Camus e Isadora Werneck (dramaturgia)
Foto de divulgação: Diogo Andrade
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @isanwerneck
Cartas para Ela (Recife/PE) – Camila Mendes
Sinopse: Carta para Ela foi escrita e articulada a partir de uma presença; da presença que não cessa mesmo após a partida de alguém que se ama. Em cena, a atriz Camila Mendes se utiliza de sua própria experiência para encenar uma relação com o luto e o tempo, reconhecendo as particularidades e a enorme dor de lidar com esse inevitável momento da vida.
Ficha técnica:
Concepção e atuação: Camila Mendes
Dramaturgia: Amanda Pegado e Camila Mendes
Direção: Amanda Pegado
Direção de Arte: Larissa Alves
Figurino: Maria Agrelli
Produção Técnica: Bárbara Souza
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @camsmendess
Click (Campo Grande/MS) Renata Macedo
Sinopse: Uma mulher rodeada pelas tecnologias vivendo as alegrias e desamores dessa era tão digital. A rapidez das informações, a superexposição, a necessidade de produzir, ser, fazer, a volúpia e o luto de ser um ser em um meio eletrônico. Uma cena que transcende a tela e traz a realidade de um tempo no qual um clique pode mudar tudo.
Ficha técnica:
Roteiro: Renata Macedo – inspirada no livro “A RESISTÊNCIA ” de Ernesto Sabato
Atuação, captação de imagens e edição: Renata Macedo
Direção: Breno Moroni
Sonoplastia: Orquestra 100 ConSerto
Apoio: Mambembe Trupe Teatral
Participação especial: Beatriz Macedo
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: livre
Duração: 7 minutos
Perfil no Instagram: @rebmacedo
Cryatura (Brasília/DF) – Aysha Lion
Sinopse: Os instintos de uma criatura advinda do século XXII. Uma criatura de pujança que renuncia ser humana para se tornar um animal híbrido. Animal dono de sua existência e de seus instintos de fêmea. Instintos que junto ao seu corpo se tornam sua melhor arma de corte e de guerra diante do meio.
Ficha técnica:
Direção, dramaturgia, roteiro, direção musical, sonoplastia, figurino e preparação corporal: Aysha Lion
Cenografia, programação visual e edição: Lara Ferreira e Aysha Lion
Iluminação: Lara Ferreira
Operação de luz: Ana Carolina
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 9 minutos
Perfil no Instagram: @aysha_lion
Curriculum Vitae (Niterói/RJ) – Luma Rangel
Sinopse: O monólogo faz uma reflexão sobre os padrões de beleza exigidos na pornografia, nas redes sociais e nos aplicativos de relacionamento.
Ficha técnica:
Direção, fotografia e produção: Luma Rangel
Texto: Dimas Daniel
Elenco: Gabriela Pazini
Edição: Pedro Henrique Cabral e Luma Rangel
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 6 minutos
Perfil no Instagram: @gabpazini e @lumarmp
Embrião (Belém/PA) – Anna Clara Andrade
Sinopse: As atrizes Anna Clara Andrade e Sarah Prazeres, em um movimento de memória sã e colapsada, narram parte de seus cotidianos em momentos de crise e autocuidado. “Embrião” dá-se por ser o estágio embrionário de um processo de investigação cênica e de sensopercepções que se apresentam de forma performativa e poética.
Ficha técnica:
Atrizes: Anna Clara Andrade e Sarah Prazeres
Direção: Tarcísio Gabriel e Odin Gabriel
Direção de fotografia: Tarcísio Gabriel
Dramaturgia: Anna Clara Andrade
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 14 minutos
Perfil no Instagram: @andradeannac
Em.corpo.ação – 5 pontas (Laranjeiras/SE) – Jonathan Rodrigues
Sinopse: Abertura de processo. Encruzilhada de cinco pontas. Os primeiros passos de um trabalho-ebó de campo em 5 quadros. 5 pontas experimentos-instantes-recorte das frestas da noite. Das energias da rua. Exu! Rir, gargalha, gira… Gira na contramão. Gira! Entidade dinamizadora dos processos humanos da matéria. Do invisível. Princípio de movimento sem começo-fim.
Ficha técnica:
Concepção e encenação: Jonathan Rodrigues
Direção de movimento corporal: Margot Oliveira
Registro e imagem de divulgação: Leonardo Maia
Orientação cênica virtual: Tinho Torquato
Operação de som e mixagem: Jonathan Rodrigues
Manipulação de Câmeras: Tinho Torquato e Leonardo Maia
Dramaturgia: Luan Almeida
Vozes em off: Mamet’u Jaciara Chagas (Monaciledomim), Lina Delé Nunes e Margot Oliveira
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @rodriguesjhon23
Essa reunião acaba em dez minutos (Londrina/PR) -Maria Clara Villela
Sinopse: Aquele seria apenas mais um encontro dentre tantos, o que ninguém sabia é que poderia ser o derradeiro. Em um misto de alegria e descontentamento, elus buscam continuar atravessando os impasses proporcionados pelo cotidiano. Entre palavras ríspidas e carinhosas, investigam maneiras de prosseguir com o trabalho cênico.
Ficha técnica:
Concepção e atuação: Bruno Prado, Guilherme Gomes, Mariana Chinchilla e Xei
Realização: À Deriva Grupo de Teatro
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: livre
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @aderiva.teatro
Estação sorriso (Niterói / RJ) – Fernanda Brandt
Sinopse: Em busca de respostas para amenizar a solidão dos dias pandêmicos, uma ouvinte acompanha o dia e a noite de uma estação de rádio.
Ficha técnica:
Roteiro, direção e iluminação: Fernanda Brandt
Elenco: Eduardo Pereira, Ciana e Fernanda Brandt
Voz do Jingle: Rhaiany Soares
Produção e som direto: Thaís Mozer
Câmera: Bruno Rafael e Thaís Mozer
Color Grading: Bruno Rafael
Trilha Sonora e edição de som: Ricardo Paninho
Fotografia Still: Mano Alex e Bernardo Marques
Making of: Mano Alex
Renata Sá: Design Gráfico
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 8 minutos
Perfil no Instagram: @estacao.sorriso
Estômago da baleia (Guarabira/PB) – Camohn
Sinopse: Na intempérie de não conseguir respirar, as ideações suicidas da protagonista se intensificam e isso acaba por tomar proporções exacerbadas, ao passo que ela segue agonizando os dissabores da vida diária.
Ficha técnica:
Concepção e atuação: Camohn
Agradecimentos: Gaia Ogre, Fedra, Bibba di Boo, Silvia Cruz, Nysmaella Costa e Sabrina Jorge.
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 11 minutos
Perfil no Instagram: @camohnn
Eu quero saber o que está dentro de você (Niterói/RJ) – George Ritter e Thiago Magalhães
Sinopse: Um casal de performers eróticos em dificuldades financeiras inicia uma live de dominação e submissão, onde o público paga para ver atos de violência e humilhação encenados e interage com o casal no chat. Quando o grito de uma mulher no apartamento ao lado invade a transmissão, a realidade se impõe.
Ficha técnica:
Criação, atuação, dramaturgia, cenografia, figurino, fotografia, iluminação e direção: George Ritter e Thiago Magalhães
Edição e grafismo: Thiago Magalhães
Participação em off: Luísa Linhares
Colaboração: Graco Cia. de Atores
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 13 minutos
Perfil no Instagram: @georitter e @thiagomagalhaes_tchitchos
Fábula (Brasília/DF) -Jonca
Sinopse: Dois irmãos. Um é investidor do mercado financeiro, o outro é artista. Um se prepara para o futuro. O outro está empenhado em viver o presente em toda sua plenitude. Até que uma gripezinha muda os planos dos dois. Uma ou duas carreiras são interrompidas. Uma ou duas vidas são encerradas.
Ficha técnica:
Coletivo Temporário: Clauber Müller, Claudia Müller, Fabiano Rabelo e Jonca
Consultora de dramaturgia: Sheila Train
Edição: Júlia Damus
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 8 minutos
Perfil no Instagram: @jonka
Fragmentos – de uma DDA (Niterói/RJ) – Priscila Villas Bôas
Sinopse: A proposta é compartilhar como funciona o cérebro de uma pessoa com Déficit de Atenção. O trabalho vai compartilhar suas milhares de ideias com a dificuldade de definir apenas uma. Por isso a apresentação se chama FRAGMENTOS – de uma DDA.
Ficha técnica:
Direção, atuação e edição: Priscila Villas Bôas
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: livre
Duração: 6 minutos
Perfil no Instagram: @privillas
Godot não virá hoje! (Extrema/MG) – Eduardo Sabion
Sinopse: Um ator e uma atriz existem: repetidamente executam suas rotinas e juntos interpretam dois dos vagabundos de Beckett, enquanto resistem à passagem do tempo esperando, mais uma vez, por um Godot qualquer que não vem nunca.
Ficha técnica:
Adaptação e direção: Eduardo Sabion
Assistente de direção: Lara Rocha
Assistente de produção: Gabriel Cosmo
Direção de fotografia: Carlos Adrielton
Assistente de fotografia: Millena Barbosa
Adereços: Fátima Sabion
Caracterização: Marília Lavorenti
Iluminação: Valbieres Lopes
Operação de Iluminação: Lara Rocha
Teclado: Christian Lavorenti
Elenco: Eduardo Sabion
Atriz convidada: Eduarda Morais
Produção: Grupo de Teatro Névoa
Apoio: Prefeitura Municipal de Extrema – Secretaria de Cultura
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 12 minutos
Perfil no Instagram: @eduardosabion, @eduardamoraais__ e @gruponevoa
Inflexo teatro (Barreiras/BA) – Danilo Lima
Sinopse: Videoconferência que faz uma crítica ao teatro, interrompendo pensamento e
riscando a história única. Pela análise que acompanha a perspectiva de que toda instituição pode deixar de existir, por aqui pergunto, quais corpos estão conseguindo assegurar a eternidade da arte?
Ficha técnica:
Concepção e performance: Danilo Lima
Operação de som: Bernardo Santos
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: 16anos
Duração: 12 minutos
Perfil no Instagram: @contatodedanilo e @be.etcetera
Invisíveis (Niterói / RJ) – Silvia de Carvalho
Sinopse: Duas histórias acontecem paralelamente. Na primeira, um ator de 60 anos sobe num caixote na praça Tiradentes, em frente ao teatro em que trabalhava antes da pandemia e faz uma apresentação da peça Antígona aos passantes que o consideram um mendigo maluco. Na segunda história uma mulher pobre, mãe de três filhos, perde o emprego devido à pandemia.
Ficha técnica:
Direção, roteiro e concepção: Silvia de Carvalho
Filmagem: Marcelo Sancho
Edição de imagens: Fernanda Studart
Edição de áudio: Rafael Vasquez e Fernanda Studart
Elenco: Analu Oliveira, Thiago Justino, Silvia Carvalho, Márcia Tondello, Márcio Coelho, TD Cardoso e Fernanda Studart
Técnico e operador: Rafael Vasquez
Gravada, ao vivo ou híbrida: híbrida
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 11 minutos
Perfil no Instagram: @silviaatriz2018
Karaokê (São Paulo/SP) – Rebecca Celso
Sinopse: Uma mulher solitária, porém cheia de vida, canta e conta momentos doces (e amargos) de seu passado para os clientes do bar.
Ficha técnica:
Dramaturgia e atuação: Rebecca Celso
Direção: Dhenise Galvão
Visagismo (photoshoot): Fedra
Agradecimentos: Tairone Vale, Camohn, Jacque Follet e Coletiva Palabrería
Músicas (de domínio público): “El Día Que Me Quieras” (Carlos Gardel/Alfredo Lepera) e “Quem Sabe?” (Carlos Gomes)
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @33dentes
A linguagem não consegue dar sentido a tudo (Campina Grande/PB) – Suellen Maria
Sinopse: A trajetória de uma mulher lidando com os sabores e dissabores da experiência de maternidade, a partir do aproveitamento de saberes antigos e aprendizados recém-chegados. A percepção de sua liberdade sendo perdida, para dar lugar ao novo que nasce, e com o qual infinitamente se aprende.
Ficha técnica:
Performer: Suellen Maria (Projeto Pano de Cuscuz)
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @projeto.panodecuscuz
Meu preto amor (Salvador/BA) – Rafa Martins
Sinopse: Jefferson busca incessantemente uma ideia inexistente de amor, um amor como dos filmes. O seu preto amor, que vai cuidar, curar… Mas, durante a sua busca, ele se depara com um questionamento: O que é o amor?
Ficha técnica:
Texto, dramaturgia, direção e montagem: Rafa Martins
Codireção e preparação de corpo: Thalia Anatália
Elenco: Pedro Zaki
Agradecimentos: Nell Araújo, Beatriz de Pinho e Raquel Rocha
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 11 minutos
Perfil no Instagram: @o.rafa.martinz
Nunca mais explodimos uma bomba (Aracajú/SE) – Isabel Santos
Sinopse: Em mundo no qual os humanos destruíram o meio ambiente, os espaços de socialização e a esperança, acompanhamos quatro agentes atrapalhados que têm como missão incendiar o Teatro, único espaço físico em que as pessoas podem se encontrar e se tocar.
Ficha técnica:
Elenco: Isabel Santos
Dramaturgia: Euler Lopes
Concepção, direção e cenografia: Isabel Santos e Denys Leão
Iluminação: Denys Leão
Operação de trilha: Mayra Letícia
Produção: Dicuri Produções
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: livre
Duração: 7 minutos
Perfil no Instagram: @isabeusantos e @dicuriproducoes
Pâmela Hugo (Niterói/RJ) – Gustavo Dias
Sinopse: Com a pandemia nossas casas adquiriram lugar de destaque no cotidiano. Hugo rememora sua infância usando como gatilho os cômodos da casa em que morou e se depara com a Pâmela. Relembra casos, momentos e se reconcilia com o passado buscando forças para resistir no presente.
Ficha técnica:
Texto, atuação e direção: Gustavo Dias.
Música: “Mulato Bamba” – Noel Rosa – interpretação: Gustavo Dias
Filmagem: Caio Rezende
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 11 minutos
Perfil no Instagram: @gustavodiaseducador
Preto fazendo drama (Salvador/BA) – Jhoilson de Oliveira
Sinopse: Preto fazendo drama brinca com a dualidade da expressão para criar narrativas de Negritude no teatro virtual. Experimento que mistura textos autorais e diferentes estéticas para atender a duas premissas: a cabeça preta enquanto criadora de novos caminhos dramatúrgicos e corpos afro como protagonistas de sua existência.
Ficha técnica:
Dramaturgia e atuação: Jhoilson de Oliveira
Pintura corporal, filmagem e edição: Ísis Freitas
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @jhoilsondeoliveira
Nina (Rio de Janeiro/RJ) – Maria Lucas
Sinopse: Entre imagens, memórias e pensamentos, uma atriz se questiona sobre seu fazer cênico antes e durante a quarentena. Livremente inspirado na personagem Nina, de A Gaivota, de Anton Tchekhov.
Ficha técnica:
Pesquisa e atuação: Maria Lucas
Orientação dramatúrgica: Fabiano Dadado de Freitas
Filmagem e edição: Bem Medeiros
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: livre
Duração: 6 minutos
Perfil no Instagram: @marialucaxx
Quando falei (Belém/PA) – Suzi Lacerda
Sinopse: A atriz Suzi Lacerda apresenta memórias das situações ocorridas a partir da revelação de um segredo que carregava desde a infância. Para isso, ela faz uma pesquisa em sua própria história desde quando revelou esse segredo pela primeira vez. “Certos traumas ocorridos na infância viram peso de um segredo carregado no tempo. Já na fase adulta, quando esse segredo pesa demais, ele pode explodir em choro, explodir em fala, explodir em escrita. E quando isso ocorre, vem os julgamentos, para os quais nunca estamos preparados.”
Ficha técnica:
Pesquisa, dramaturgia, direção, performance e figurino: Suzi Lacerda
Apoio técnico: Artur Araújo
Gravada, ao vivo ou híbrida: Híbrida
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 10 minutos.
Perfil no Instagram: @suzi_lacerda
(Re) ExistênCia – Meu tempo em timeline (Salvador / BA) – Osvaldo Rosa Júnior
Sinopse: Este vídeo autoral do artista Osvaldo Rosa reflete a consciência de finitude e urgência que o tempo impõe a uma fase da vida. É um grito, um desabafo e um alerta à sociedade que discrimina os cidadãos e cidadãs “sessentões”, principalmente com a sombra dos efeitos da pandemia do COVID-19.
Ficha técnica:
Argumento, concepção, texto, direção e edição: Osvaldo Rosa
Colaboração e regard vers l’extérieur: Pedro Paulo e Saulo Barreto
Revisão de texto: Gustavo Nery
Músicas: Saulo Barreto, Ana Maia, Mariana Viveiros e Osvaldo Rosa
Figurinos: Osvaldo Rosa
Iluminação e câmera: Osvaldo Rosa e Pedro Rosa
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: livre
Duração: 14 minutos
Perfil no Instagram: @oz_osvaldorosa
Sem sinal de fumaça (Macapá/AP) – Jhou Santos
Sinopse: O experimento cênico digital apresenta os conflitos existenciais de um homem em estado de isolamento. O personagem principal é uma espécie de “Hamlet” em meio às tragédias de vida e morte que ocorrem em diferentes cenários no qual ele está conectado ou desconectado.
Ficha técnica:
Concepção artística, dramaturgia e direção: Jhou Santos
Apoio técnico: Jimmy Sammy
Ilustração: Willian Cruz
Gravada, ao vivo ou híbrida: híbrida
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 12 minutos
Perfil no Instagram: @jhou6santos e @1jhoutromundo
Sinhá (Salvador/BA) – Tatiana Dias
Sinopse: Crítica a mulheres brancas a partir de um olhar de uma fraternidade mentirosa. Sinhás que, ao longo da história e com sua bondade de quem domina, tem usado desses corpos negros que, ainda hoje, criam seus filhos, lavam seus velhos, limpam suas patentes e carregam uma falsa ideia de que vocês “vocês são da minha família”.
Ficha técnica:
Artista: Tatiana Dias
Dramaturgia: André Fabrício e Tatiana Dias
Apoio de vídeo: Victor Mota
Foto: Tatiana Dias
Gravada, ao vivo ou híbrida: híbrida
Classificação indicativa: livre
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @negratatidias
Solo Solo (Rio de Janeiro/RJ) – Nilda Andrade
Sinopse: Cheia de tudo e vazia de gente. Um mundo de possibilidades vazias que se esgotam em gotas que causam alagamento. Será o vácuo a preencher todo o lugar embaçado? Não existe resposta ou as respostas são planos ilusórios do que queremos? Um questionamento da solidão no meio do caos silencioso.
Ficha técnica:
Direção e atuação: Nilda Andrade
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: livre
Duração: 5 minutos
Perfil no Instagram: @nildaandradeteatro e @contrabandodeteatro
Tatuagens da alma (Niterói/RJ) – Rebecca Gotto
Sinopse: O monólogo conta a história de Natália que, aos 13 anos, participa com sua melhor amiga Rita de um concurso valendo uma viagem para a Disney. Sabendo que o grande sonho de sua amiga é conhecer a Disney, Rita promete que, caso ela vença, irá dar a viagem de presente pra Natália. Dito e quase feito, Rita ganha a viagem e, na última hora, desiste de presentear a amiga e viaja. Trinta anos se passam e as duas se reencontram no Piscinão de Ramos para contar como estão suas vidas.
Ficha técnica:
Gravada, ao vivo ou híbrida: ao vivo
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 15 minutos
Perfil no Instagram: @gottobecca
Todo cogumelo é comestível, alguns apenas uma vez (Niterói/RJ) -Bia Ribeiro
Sinopse: Detritos? Não. Substratos. É da adversidade que eles surgem. Sobrevivem enfrentando o que mais ninguém quer encarar. E resistem, transformando o fim em recomeço. Cogumelos são assim.
Ficha técnica:
Direção: Coletiva
Roteiro e Edição: Bia Ribeiro
Câmeras: Antonio Teixeira e Emiliano Fischer
Elenco: Bia Ribeiro e Emiliano Fischer
Trilha Sonora: Zapsplat
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 14anos
Duração: 10 minutos
Perfil no Instagram: @biaribeiro13
Tortura nunca mais (Campos dos Goytacazes / RJ) – Iara Souza Lima
Sinopse: Uma mulher decide contar a verdade sobre o seu passado, durante esse processo as memórias trazem a dor vivida de volta pra ela, será que ela aguenta reviver tudo isso?
Ficha técnica:
Atuação: Iara Lima
Filmagem e edição: Yargo Lima
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 6 minutos
Perfil no Instagram: @iaralimahistorias
O último poeta (Taiobeiras/MG) – Felipe Cortez
Sinopse: Num Brasil distópico, a criação de uma pílula que apaga memórias parece ser a solução daqueles que pretendem controlar a todos e manter o poder a todo custo. A arte e, em especial, a poesia são um risco para o sucesso da pílula. Um poeta, provavelmente o último, resiste o máximo que pode. E deixa um questionamento: o que somos sem nossas memórias? Sem a nossa cultura?
Ficha técnica:
Poeta: Felipe Cortez
Dr. Do Re Mi: Brubs Dias
Produção: Coletivo Flor de Pequi (Taiobeiras/MG)
Gravada, ao vivo ou híbrida: gravada
Classificação indicativa: livre
Duração: 9 minutos
Perfil no Instagram: @felipecortezofc e @coletivoflordepequi
Serviço:
Festival virtual Niterói em Cena Resiste!: 25 a 30 de janeiro
Horário: a partir das 20h
Onde assistir: no Youtube do projeto Niterói em Cena(https://bit.ly/2YU6VzI)
Ingressos: gratuitos
Redes Sociais do Projeto:
Facebook: www.facebook.com/Niteroiemcena
Instagram: @niteroiemcena
Assessoria de imprensa