quinta-feira, 19/09/2024
InícioGeralFestival Internacional de Cinema Infantil (FICI) exibe mais de 70 títulos

Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) exibe mais de 70 títulos

19º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) 

será híbrido e com programação 100% gratuita 

Depois de uma versão totalmente online, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) celebra o reencontro com seu público nas salas de cinema  fazendo a pré-estreia de três filmes brasileiros – TarsilinhaTromba Trem – O Filme e Poropopó –, além da exibição do sucesso Os Croods 2: Uma Nova Era, todos com entrada franca, no dia 4 de dezembro, no Estação NET Gávea. Inaugurada em 2020, a plataforma digital de streaming, que no ano passado recebeu quase 40 mil visitantes, apresenta mais de 70 títulos, entre inéditos e séries consagradas, de 11  a 19 de dezembro, também com acesso gratuito pelo site oficial do festival – fici.com.br. O tradicional Fórum Pensar a Infância, que há 12 anos promove discussões sobre os rumos da produção, narrativas e linguagem infanto-juvenis, recebe, entre 14 e 16 de dezembro, expoentes do audiovisual e literatura para encontros moderados, com transmissão ao vivo pela plataforma digital do festival, sempre a partir das 17h.

19º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) tem apoio da RioFilme, órgão integrado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, e Telecine, parceria da Mistika Post, coprodução da Esmeralda Produções e produção e realização da Copacabana Filmes e Produções.

“Apesar do ano de 2020 ter sido difícil para todos com as restrições sanitárias impostas pela pandemia, conseguimos fazer nossa primeira edição digital, criando uma plataforma de streaming permanente e mais abrangente, ancorada na Copacabana Filmes, com excelentes resultados”, comemora Carla Camurati, cocriadora e diretora do FICI, ao lado de Carla Esmeralda, que completa: “Por isso, mesmo com a tão aguardada volta das atividades presenciais, escolhemos adotar um formato híbrido para contemplar um público ainda maior através das transmissões online”.

Para marcar a volta às salas de cinema, o FICI programou três filmes inéditos, que fazem suas pré-estreias na abertura do festival. Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, conta a história da menina que embarca em uma jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Tromba Trem – O Filme, com direção de Zé Brandão e roteiro de Debora Guimarães, é o primeiro longa criado a partir da série homônima, sucesso no Cartoon Network e na Netflix com três temporadas, sobre as aventuras do elefante Gajah. Poropopó é um longa de Luis Igreja com André Abujamra, Amir Haddad e Letícia Pedro, que conta a história de uma família de palhaços que deixa o circo em busca de uma vida melhor. Completando a programação do dia 4, a Sessão Telecine apresenta a animação Os Croods 2: Uma Nova Era (2020), do diretor Joel Crawford, continuação das aventuras da primeira família humana na pré-história, desta vez em busca de um novo lugar para morar depois de ter sua caverna destruída. O filme será exibido em duas sessões, sendo a primeira com audiodescrição.

“Esperávamos receber muito menos títulos esse ano, devido à crise sanitária, mas ficamos felizes de constatar que o audiovisual independente resistiu, tanto graças à criatividade dos realizadores, ressignificando a experiência do isolamento social, quanto a editais emergenciais da lei Aldir Blanc”, ressalta Carlos Proença, curador dos conteúdos de filmes on-line do FICI.

A plataforma de streaming, que desde sua criação no ano passado conta com salas permanentes e temporárias, abriga também a programação on-line a partir de 11 de dezembro e o 12º Fórum Pensar a Infância, que este ano será terá como tema principal ‘A jornada do herói’, com três paineis por dia, de 14 a 16/12. A temática central será desdobrada em tópicos como A estrutura clássica da jornada do herói em filmes estadunidenses, com a participação do roteirista norte-americano da série animada Lost in Oz (EUA), Darin Mark, e moderação do autor e dramaturgo Leonardo da SelvaLeituras Elásticas e a jornada do herói, com a escritora Carolina Sanches, e A jornada da heroína na construção narrativa audiovisual, com a diretora do filme TarsilinhaCélia Catunda, e a roteirista de O Diário de PilarFlávia Lins, ambos moderados pela editora Martha RibasEdutainment, com Luciano Meira, Chief of Science and Innovation Joystreet, entrevistado por Rakel Cogliatti, curadora do Fórum Pensar a Infância; O Anti-herói em HQ e Game, com o supervisor criativo da Copa Studio Léo Brasil e o diretor de arte da Double Dash Jande Farias, ambos do game Irmão do Jorel, além do quadrinista Adriano Silva (Lâmina Selvagem HQ), e moderação da roteirista e diretora Alice Gomes, entre outros.

Em sua segunda edição, a mostra Novos Olhares reúne filmes, em sua maioria curtas e médias metragens, que têm em comum a participação de crianças e adolescentes na produção e realização, sob a tutoria de professores e profissionais do cinema, e criados a partir de oficinas e projetos pedagógicos de instituições de ensino como a Nossa Escola,  Estúdio de Animação e o Programa Imagens em Movimento. Guardiões da AmazôniaAntes TardeJurassic Palco e Na casa da bisa são os títulos deste ano.

FICI Online irá espalhar sua programação por todos os canais digitais do festival com cinco vídeos de curtíssima duração, as Pílulas Web. A FolhaIdeia idiota e Duda não quer ouvir o parabéns são algumas das obras que serão exibidas apenas nas redes sociais.

FICI abre espaço também para as produções televisivas e da internet na mostra Melhores da Telinha, apresentando episódios de séries e filmes como O Show da LunaMytikah – O Livro dos heróis, além de Oráculo das Borboletas Amarelas e Criaturas da noite, entre outros. A mostra Cenas da Infância conta com trabalhos que retratam a vida de diferentes infâncias ao redor do Brasil e do mundo e neste ano exibe filmes que abordam como famílias, professores e crianças lidaram com os desafios do isolamento social, em Um Mundo Inteiro para Curar, entre outros.

Na mostra Pequenos que Nem Você, o FICI apresenta filmes direcionados à primeira infância, como Bebelume e episódios de Lupita. Clipes e canções são o foco da mostra Música e Imagem, para fazer o pequeno espectador cantar junto. E a mostra Histórias Contadas volta ao FICI com filmes que retomam a tradição da oralidade e da contação de histórias para os dias de hoje, como A Conselheira do Rei e João, Mayara e o Pé de Feijão, uma adaptação em formato de live do clássico João e o Pé de Feijão feita pela Associação Fernanda Bianchini, instituição que trabalha com deficientes visuais.

Prêmio Brasil de Cinema Infantil, programa competitivo do FICI, recebeu a inscrição de 103 filmes em sua 14ª edição. A seleção final conta com 22 curtas, de 8 estados, divididos nas sessões Histórias Animadas (+ 6 anos), Histórias Curtas (+ 8 anos) e Mostra Teen (+ 10 anos). O grande vencedor será eleito pelo júri oficial infantil, mas, assim como nas edições anteriores, o público poderá escolher seus filmes preferidos na categoria Voto Popular.  Desde o ano passado, a votação será estendida a todos os títulos do festival, mesmo aqueles fora do Prêmio Brasil. Cada mostra/categoria terá seu vencedor, anunciado no encerramento do FICI.

SOBRE O FICI

Desde a primeira edição, em 2003 – quando apresentou cinco filmes brasileiros e dez de outros nove países –, o Festival Internacional de Cinema Infantil, dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda, já exibiu mais de 1.800 títulos, de 36 países, para um público superior a 1,8 milhão de espectadores (dos quais 930 mil alunos e professoresda rede pública de ensino, muitos em seu primeiro contato com o cinema). 

FICHA TÉCNICA:

19º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL – FICI

Apoio: RioFilme órgão integrado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio,  e Telecine

Parceria: Mistika Post

Coprodução: Esmeralda Produções

Produção e Realização: Copacabana Filmes e Produções

Direção: Carla Camurati e Carla Esmeralda

SERVIÇO:

Programação presencial

Dia: 4 de dezembro

Horários: 10h45  Sessão Telecine – Os Croods 2 (sessão com audiodescrição)

     11h30   Sessão Telecine – Os Croods 2

                             Pré-estreia:  Tarsilinha

       Pré-estreia: Tromba Trem – O Filme

                             Pré-estreia:  Poropopó                

Ingressos: Acesso gratuito por ordem de chegada, com distribuição de senhas 30 minutos antes. Sujeito à lotação

Local: Estação NET Gávea

Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, 52 – Shopping da Gávea

Classificação etária: livre

Tel: 3875-3011

Programação online

Data: 11 a 19/12

Programação, horários e acesso aos filmes: fici.com.br

Mais informações e programação completa:

Fici.com.br 

Facebook.com/FICIOficial

Instagram.com/FICIOficial

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes