A campanha “Troco Solidário” foi lançada em Cuiabá, numa parceria entre a Sala da Mulher e a rede de supermercados Comper, com o objetivo de arrecadar recursos para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), unidade do centro de Cuiabá. O dinheiro será utilizado na obra de recuperação do telhado da instituição.
De acordo com a diretora de relacionamento do Comper, Irani Pereira, a iniciativa pretende estimular a sociedade para a doação do troco das compras e sensibilizar para a realidade social das instituições que prestam serviços sem fins lucrativos às pessoas portadoras de necessidades especiais. “O País vive hoje uma onda de desrespeito com o próximo em todos os sentidos. E a sociedade tem que participar por um mundo melhor com oportunidades para todos”, disse Irani.
Segundo Andréia Oliveira, a campanha terá duração de 4 meses, cujas doações serão feitas nas 4 lojas do Comper. Em seguida, o trabalho será feito em benefício de outras entidades. “O bom é que a pessoa vê no cupom de compras o valor do débito de sua doação e para onde está sendo creditado”, observou Andréia, que tem implementado na Sala da Mulher diversas campanhas sociais que foram revertidas para instituições carentes.
A direção da empresa Comper assegurou que o “Troco Solidário” estará atendendo a várias entidades no país, onde a rede de mercados está instalada num total de 30 lojas no Brasil. “É um volume significativo que ajuda nas necessidades dessas instituições”, avalia o gerente Regional do Comper, Albanez, que anunciou o início da mesma campanha em Campo Grande (MS), nos próximos dias.
Uma das primeiras pessoas a contribuir, com a quantia de R$ 0,96, foi a dona de casa Maria Gomes da Motta, que ressaltou a importância desse tipo de ação. “Temos que estar sempre atentos àqueles que precisam de ajuda e essa iniciativa faz bem para todos”, disse Maria. Coordenadora pedagógica da Apae, Josefina Silva Pereira Leite avaliou que a campanha é fundamental para a soma de benefícios que a Apae tem recebido ao longo de sua existência. “Os recursos vão representar uma contribuição significativa para a instituição”, disse Josefina.