sábado, 05/10/2024
InícioBrasilPSOL pede que Receita investigue declarações de IR de Renan e Roriz...

PSOL pede que Receita investigue declarações de IR de Renan e Roriz

O líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), encaminhou nesta sexta-feira à Receita Federal pedido de investigação das declarações de Imposto de Renda dos senadores Joaquim Roriz (PMDB-DF) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Na quarta-feira, devem ser enviadas queixa-crime ao MP (Ministério Público) e mandado de segurança ao STF (Supremo Tribunal Federal). A idéia é assegurar meios que garantam as investigações contra os dois parlamentares.

“Vamos dar um prazo para o Conselho de Ética do Senado se constituir como órgão autônomo até a semana que vem”, disse Alencar. Segundo ele, existe uma ação organizada no Senado para que o órgão não funcione nem vote as representações contra Roriz e Renan. “O caos tem nome, chama Renan Calheiros.”

Renan, presidente do Senado, é acusado de ter utilizado dinheiro da empreiteira Mendes Júnior, via lobista Cláudio Gontijo, para pagar despesas pessoais, como pensão alimentícia e aluguel à jornalista Mônica Veloso –com quem tem uma filha fora do casamento.

Roriz é acusado de ter participado de partilha de dinheiro –de origem incerta– com Tarcísio Franklin Moura, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília). A negociação foi gravada em escutas telefônicas, autorizadas judicialmente.

Para o PSOL, é fundamental o Conselho de Ética investigar e julgar os dois casos. Mas para evitar o risco de que isso não ocorra, foram elaboradas duas ações –queixa-crime encaminhada ao MP e mandado de segurança ao STF– contra os dois senadores.

Alencar ainda criticou a permanência do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) na presidência do Conselho de Ética –ele é suspeito de ter recebido propina para a liberação de emendas. “Eles [os membros do conselho] perderam o pudor”, afirmou o deputado.

Ética

Alencar avisou ainda que o protesto lançado ontem pelo partido em defesa da ética continua e, agora, por todo o país. Segundo ele, há uma manifestação organizada no domingo, no Rio, no Aterro do Flamengo. Na segunda-feira, haverá outra na avenida Paulista, e, na terça-feira, será a vez de o PSOL levar o protesto para Porto Alegre, na rua da Praia.

Para defender a ética na política, o PSOL fez ontem uma manifestação em frente ao Congresso, utilizando um boi-bumbá dourado com a marca “RR” –iniciais de Renan e Roriz, que são acusados de terem usado lucros com gado para justificar o patrimônio e negociações, respectivamente.

FO

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes