O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça criou uma comissão para lançar nacionalmente o projeto ‘Reputação e Imagem’, nos moldes do posicionamento público de defesa do Poder Judiciário realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso no último dia 19 de junho.
O Colégio de Presidentes tomou essa decisão após conhecer o projeto apresentado em Brasília pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Lessa. O desembargador apresentou na manhã de hoje um vídeo sobre o evento realizado em Mato Grosso no dia 19 de junho.
Os demais presidentes de Tribunais de Justiça foram unânimes ao aprovar o projeto, que agora ganha dimensão nacional. A comissão denominada “Planejamento e Ações Estratégicas” será presidida pelo presidente do TJMT, desembargador Paulo Lessa, e terá como membros os presidentes dos Tribunais de Justiça do Paraná, Pará e Rio de Janeiro.
História – O dia 19 de junho representa um marco na história do Poder Judiciário mato-grossense. Nesta data o TJMT coordenou um evento simultâneo no Palácio da Justiça, em Cuiabá, e nas 79 comarcas do Estado, precisamente às 9 horas. Cerca de três mil pessoas participaram do evento na Capital e interior.
Tanto no prédio do TJMT quanto nas comarcas os magistrados, em ato simultâneo, descerraram banners com três metros de altura. Os banners continham a logomarca e o slogan do Poder Judiciário, com os dizeres: “Poder Judiciário. Importante para a cidadania, importante para você”.
O posicionamento público de defesa do Poder Judiciário como instituição vital para a cidadania contou com o apoio do Ministério Público, OAB, Poder Executivo Estadual, defensores públicos, prefeitos, vereadores, entidades como Lions Clube e Rotary, além de outros segmentos da sociedade civil organizada.
Mariane de Oliveira