A comunidade ribeirinha de Bonsucesso, em Várzea Grande, já está se preparando para as comemorações da 26ª Festa de São Pedro, mais conhecida como festa do peixe.
O evento tradicional na cidade será realizado amanhã dia 29, sexta-feira e espera reunir cerca de oito mil pessoas. As homenagens são realizadas pelo Conselho Comunitário dos Pescadores de Bonsucesso e conta com o apoio da prefeitura municipal.
A programação teve início na segunda-feira, dia 25, quando os festeiros iniciam a limpeza do peixe.
Até o momento aproximadamente 2,5 mil quilos de peixe já foram adquiridos pela comunidade e a expectativa é de que na próxima semana o volume totalize 3 mil quilos por meio de doações. Serão três dias dedicados ao preparo do principal prato da festa. Serão servidos no almoço do dia 29 além do peixe, arroz, mandioca e vinagrete, ao preço simbólico de R$ 2.
De acordo com o rei desta edição, o ribeirinho Edelson Rodrigues Gomes, o dia 29 está “repleto de atividades com hora para começar, mas sem previsão de acabar”, brinca. Os festejos em homenagem ao santo protetor dos pescadores começam às 5 horas com a Alvorada – queima de fogos e execuções de hinos de louvor -, às 8 horas missa na igreja Divino Espírito Santo, às 9 horas inicia-se a procissão que sai da igreja e segue em canoas e barcos rio abaixo. Às 11 horas, o prefeito Murilo Domingos fará o lançamento de alevinos no rio, mais uma ação do projeto pessoal do prefeito, o “Salve o Rio, Salve o Peixe” e a partir das 12 horas será servido o almoço e na seqüência terá início o baile popular com o melhor do rasqueado varzea-grandense.
Outras informações podem ser obtidas com os organizadores da festa: Joel (3686-8042) ou Edelson (3688-9716)