sexta-feira, 22/11/2024
InícioBrasilCerca de 300 índios estiveram com presidente Jair Bolsonaro e deputado por...

Cerca de 300 índios estiveram com presidente Jair Bolsonaro e deputado por Mato Grosso

Barbudo participa de evento com Bolsonaro e indígenas

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) esteve na manhã desta quinta-feira (12.08) em um evento com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. O ato contou com a presença de cerca de 300 indígenas.

Coordenado pelo presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, o evento teve como foco o pedido de independência econômica para os povos indígenas. De Mato Grosso, compunham o grupo representantes das etnias Xavante, Parecis e Enenauwe. A manifestação, porém, era formada por etnias de todo o Brasil.

Nelson Barbudo esteve tanto no evento dentro do Palácio do Planalto como também no protesto realizado pelos povos na área externa, que reforçaram o pedido de que projetos já iniciados em todo o país de autonomia econômica, inclusive em Mato Grosso, permaneçam como estão e até sejam ampliados.

Os projetos, no caso, são relacionados à produção rural nas terras indígenas. Intitulado de “Independência Indígena” em Mato Grosso já existem exemplo dos Parecis, na região Oeste, que foram os primeiros a iniciarem o plantio de soja. Mais recentemente, os Xavantes começaram o plantio de arroz na região Leste do Estado.

Para Barbudo, é fundamental que os indígenas tenham oportunidade de produzirem e, com isso, serem economicamente independentes. “A pergunta que sempre faço é: por que não produzir? Eles têm tempo e capacidade. Nós demos a assistência técnica, eles aprenderam a operar o maquinário e a usar os defensivos agrícolas com todos os rígidos controles de segurança. Daqui, não podemos retroceder. Eles querem e precisam dessa oportunidade”, afirmou.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes