A coordenação especial de Fiscalização Integrada de Várzea Grande (CEFI) inicia, na próxima semana, inspeção em estabelecimentos comerciais do município. O órgão é da prefeitura municipal e está vinculado a secretaria de Viação e Obras. Sob comando de Telma Barbosa Rezende, a coordenação fará vistoria preventiva em estabelecimentos como motéis, hotéis, restaurantes entre outros.
De acordo com a coordenadora da CEFI, é crescente o número de denúncias – em órgãos fiscalizadores como Procon/MT e Vigilância Sanitária – de irregularidades em comércios como motéis e hotéis. As queixas denunciam falta de higiene, prostituição infantil, uso de drogas, de insalubridade e até mesmo escravidão branca. Somam-se ainda os chamados “gatos” em instalações em redes de água e energia elétrica.
Telma Barbosa ressaltou que recentemente, por intermédio do Ministério Público Estadual (MPE) via denúncia anônima, a fiscalização conjunta autuou em flagrante um motel, localizado no bairro Ponte Nova, que fica entre Cuiabá e Várzea Grande. No local foi encontrada uma série de irregularidades como gambiarras na fiação elétrica, insetos e restos de alimentos nos quartos, entre outros.
“Estamos sendo provocados via denúncias a fiscalizar principalmente motéis de Várzea Grande. Há muitas irregularidades neste tipo de estabelecimento, por isso a vistoria será preventiva, para que o comerciante faça a adequação conforme a legislação”, disse Telma.
Para realizar o trabalho, a CEFI conta com o apoio de órgãos como promotoria da Infância e Juventude, MPE, corpo de Bombeiros, departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE), superintendência de Defesa do Consumidor (Procon/MT), setor Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde e Rede Cemat.