O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, mostrou-se disposto a renovar o termo de cooperação técnica entre a Sejusp e a prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Promoção e Assistência Social. Com a cooperação técnica, haverá repasses aos serviços de Proteção Especial desenvolvido pelo órgão municipal.
“Temos vários programas sociais desenvolvidos aqui em Várzea Grande. A cooperação técnica é de suma importância, pois precisamos dessa e de outras parcerias. A demanda é grande”, explicou a titular da pasta, Cely Almeida.
Carlos Brito explica que a cooperação técnica deve ser mais ampla e precisa envolver outras pastas da administração, tanto na esfera estadual como municipal. “É um trabalho preventivo. Uma excelente idéia para evitar os futuros problemas que os jovens enfrentarão”, ressalta Brito.
O titular da Sejusp visitou, na última terça-feira (19.06), as dependências da Fundação Eliane Gomes, onde funcionam diversos programas sociais especiais desenvolvidos pela prefeitura de Várzea Grande.
Entre os projetos já em execução estão: “Liberdade Assistida”, que atende adolescentes infratores com diversas oficinas; centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREA”s), que trabalha com vítimas de violência, além de casas acolhedoras; programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Espaço Rotativo, que funciona por 24 horas.
“Nossos serviços de Proteção Especial atendem a cerca de duas mil crianças e jovens e este número pode aumentar. É imprescindível esse termo de cooperação técnica, mais uma parceria da prefeitura, através da administração Murilo Domingos com o governo do Estado”, ressalta Cely.