Vereadores derrubaram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e manteve a tramitação do projeto que cria o Centro de Referência para pessoas com sequelas da covid-19.
A proposta do vereador Pastor Jeferson (PSD) havia sido derrubada pela CCJR. Mas com 13 votos os vereadores mantiveram a tramitação do projeto, que agora passará pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.
O projeto foi apresentado em abril na Câmara de Cuiabá e quer que a prefeitura crie centros de reabilitação e pesquisa para pacientes que apresentem sequelas após serem curados da covid-19.
Esses centros terão atendimento com fisioterapia respiratória e motora, além de fonoaudiologia, oftalmologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, cardiologia, psicologia, psiquiatria e assistência social.
“Além da dor de muitas pessoas que perderam seus entes querido e precisam de acompanhamento psicológico, a maioria dos pacientes que passam pelo ciclo da covid-19 ficam com sequelas físicas e cognitivas que demandam um acompanhamento específico, o que acaba lhes impedindo de retomar a vida normalmente, daí a necessidade de uma atenção também durante o pós-doença”, diz a justificativa do projeto.