O perfil de entrevistados foi dividido entre o público feminino (55,3%) e masculino (44,7%)
O Dia dos Namorados comemorado anualmente no dia 12 de junho é uma data muito esperada e fundamental no calendário do varejo. Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, realizou uma pesquisa com consumidores de Cuiabá para saber sobre a intenção de consumo e hábitos de compras. O perfil de entrevistados foi dividido entre o público feminino (55,3%) e masculino (44,7%). Ao total foram realizadas, durante a última semana de maio, 150 entrevistas. A idade média foi de 37 anos, sendo 60,4% casados com filhos, 15,4% casados sem filhos, 21,5% solteiros e 2,7% separados, viúvos ou divorciados. Segundo a pesquisa, 88,7% estão com a intenção de presentear, já 11,3% disseram que não comprarão presentes. Dos que não presentearão, 94,1% informaram que estão sem condições financeiras e 5,9% disseram não ter o costume de presentear nesta data, somente em outras ocasiões. Os presentes mais procurados, segundo o diagnóstico, são: 30,7% perfumes, cosméticos e beleza, 21,2% roupas, 8,9% calçados e bolsas, 7,8% bombons e chocolates, 7,3% flores e pelúcias, 6,2% joias e relógios, 3,9% artigos esportivos, 2,2% eletrônicos, 1,7% telefonia/smartphone, 1,7% acessórios e bijuterias, 1,1% livros/livraria, 1,1% alimentos e bebidas (fast-food e restaurantes), 5,0% outros. Sobre o local de compras, 28,8% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade, 26,8% nos shoppings centers, 23,5% nas lojas próximas nos bairros onde moram, 11,8% comprarão de vendedores avulsos de porta a porta e conhecidos, 4,6% internet (sites on-line), 2,0% através das mídias sociais (instagram, whatsApp e facebook), 2,7% em outros locais. Segundo o levantamento, 80,3% dos residentes em Cuiabá pretendem gastar com apenas um presente e 19,7% de dois acima. Entre as faixas de valor de compras, 29,9% dos entrevistados disseram que pretendem gastar acima de R$ 200,00 em presentes, 27,1% até 100,00, 23,6% de R$ 101,00 a 150,00 e 19,4% de R$ 151,00 a 200,00, resultando em um ticket médio de R$ 218,40. Quando analisado com o ano de 2020, o gasto para 27,6% dos entrevistados será maior. Quanto ao pagamento, 68,7% disseram que pagarão a vista, enquanto 31,3% parcelarão as compras, para 44% será em dinheiro, 29,3% utilizarão o cartão de débito, 18% o cartão de crédito, 8% comprarão pelo crediário e 0,7% utilizarão outros meios. A pesquisa também identificou que para 36,8% o preço é o principal fator de decisão na hora da compra, seguido por 23% que gosta de promoções, 16,5% atendimento, 10,5% facilidade de pagamento e 9,2% facilidade na hora da compra. Além desses dados, um hábito que faz parte da cultura brasileira e não será diferente em 2021, será o de procurar o presente próximo da data comemorativa, 89,1% responderam que irão à procura somente na semana do dia dos namorados. Quanto às características dos consumidores entrevistados, 20,3% busca variar os locais de consumo, pois gostam de variedades e inovação de produtos, 19,1% procuram acompanhar com frequência promoções e anúncios de lojas feitas pelas redes sociais, 17% sempre ficam sabendo de novidades das lojas através de amigos e familiares, 15,8% em geral sempre prestam atenção nas ofertas e promoções feitas em rádios e nas programações de TVs, 11,9% gostam de olhar catálogos, 9,9% se importam somente com o preço final e 6,0% preferem comprar em lojas que possuem o serviço de delivery. “A pesquisa mostra que teremos um excelente movimento de vendas, a expectativa dos empresários é atingir o mesmo patamar de faturamento do ano de 2019, ano não pandêmico. Dia dos namorados depois do natal e dia das mães é a principal data para o varejo brasileiro, muitas são as atividades empresariais que são impactadas de forma positiva. Reforçamos a importância dos consumidores comprarem no comércio local, todos ganham com isso e dizer também que os ambientes estão seguros, com as medidas de biossegurança adotadas para preservar a saúde dos colaboradores e clientes.”, relatou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.