A Câmara Municipal de Cuiabá realiza hoje(13), às 9 horas, uma audiência pública para discutir o projeto de revitalização do córrego Gumitá, já está em fase de implantação na Capital.
De acordo com o vereador Francisco Vuolo (PR), autor do requerimento, o objetivo é mensurar os trabalhos já realizados e a aplicação dos investimentos disponibilizados e investidos. “Vamos avaliar também os estudos de impacto ambientais alcançados, bem como o destino das famílias que se encontram nas áreas de risco”, afirmou.
O projeto já foi incluído ao Plano Diretor do município e prevê a implantação de ações de recuperação e revitalização da infra-estrutura urbana e ambiental. “A audiência servirá para esclarecer a comunidade que mora em torno do Gumitá, já que elas são as mais afetadas pelo projeto e nem sempre têm acesso às informações”, ressaltou Vuolo.
Segundo o parlamentar, mesmo com o início da execução das obras de revitalização, o córrego hoje se encontra coberto de mato e sujeira. “Os moradores reclamam ainda do mau cheiro e dos bichos que invadem as casas por causa do mato. Já fiz uma indicação de limpeza à prefeitura e estamos aguardando a execução”, informou.
Para a revitalização do Gumitá, será feita a implantação de um parque linear em toda a extensão do córrego, que servirá como barreira física que inibirá novas invasões e possibilitará a interligação das Avenidas Historiador Rubens de Mendonça e dos Trabalhadores. “A idéia é permitir a proteção e recuperação do meio ambiente degradado e ameaçado, através da recomposição das matas ciliares. Para isso, é necessário o estudo de impacto ambiental e é isso que iremos cobrar na audiência”, reforçou.
A audiência será realizada no plenarinho da Câmara Municipal de Cuiabá. Estão confirmadas as presenças da presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Adriana Bussiki, do secretário de Meio Ambiente, Éden Capistrano e do secretário de Infra-estrutura, Euclides Santos.