A Miss Ecologia de Mato Grosso é várzea-grandense. Tabatha Proença – que também acumula o título de miss Várzea Grande – foi eleita para representar o Estado no concurso brasileiro, que aglutina beleza e consciência ambiental num único evento. É a primeira vez que Mato Grosso elege, oficialmente, uma concorrente para a seleção nacional. A etapa estadual do “Miss e Mister Ecologia 2007” foi realizada no último dia 31 de maio, na cidade de Pontes e Lacerda.
O concurso faz alusão a semana internacional do meio ambiente e já ocorre tradicionalmente há 10 anos no país. Na fase estadual, a miss Várzea Grande disputou o título com outras 11 garotas, que foram avaliadas por 34 jurados. Além da beleza, as candidatas foram analisadas por um traje típico e um traje inovador – este último deveria ser elaborado na hora da competição, a partir de um pedaço de tecido.
Para a prova da roupa alegórica, Tabatha Proença desfilou com um vestido confeccionado manualmente pelas artesãs da Casa de Artes e Ateliê Várzea-grandense, que trazia em sua estampa aves bordadas sob um fundo preto. O traje arrancou aplausos entusiasmados da platéia, por sua singularidade ao mostrar um trabalho artesanal com características próprias da cultura de Várzea Grande. Para a vestimenta improvisada, a própria miss criou um vestido básico – em tons coloridos, amarrado na parte de trás do pescoço, com costas nuas e altura pouco acima do joelho.
Mas a decisão final entre as cinco finalistas foi uma pergunta sobre a causa ambiental que as candidatas defenderiam no concurso nacional. “Eu levaria a bandeira do desenvolvimento sustentável. Mato Grosso é um estado agroexportador que tem importância não apenas nacional, como mundial, por possuir três ecossistemas – periferia da floresta amazônica, Pantanal e cerrado – que devem ser, sempre, alvos de preservação ecológica, mesmo com o crescimento econômico”, declarou Tabatha – que foi aplaudida de pé pela resposta.
PREPARATIVOS – O “Miss e Mister Ecologia Brasil” será realizado no mês de julho, em Belém (PA). Até lá, a miss Mato Grosso precisa se preparar para participar da competição. A primeira-dama de Várzea Grande, Terezinha Domingos, e também o prefeito Murilo Domingos já abraçaram a causa, oferecendo todo o apoio aos trabalhos. A secretária de Comunicação Social, Édina Araújo, e a coordenadora da Casa de Artes, Fátima Sé também aderiram ao projeto.
O próximo passo é angariar recursos para preparar as exigências do concurso nacional, que, entre outros itens, avaliará cinco trajes de gala. Tabatha Proença, que é estudante, está buscando parcerias para garantir sua participação no Miss Ecologia Brasil e conta com apoio das pessoas interessadas em levar o projeto adiante. Contatos podem ser feitos pelo telefone (65) 8409.7691, com Miriam Loureiro.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A MISS VÁRZEA GRANDE E TAMBÉM MISS ECOLOGIA MATO GROSSO 2007
Nome: Tabatha Loureiro de Proença
Idade: 19 anos
Altura e peso: 1.73m / 53kg
Bairro: Ipase
Local de Nascimento: Campo Grande/MS, mas criada desde o primeiro ano em Várzea Grande
Profissão: Estudante
Filiação: João Santana de Proença e Mirian de Cássia Loureiro
Planos para o futuro: Cursar faculdade de Medicina
Hobby: Ouvir músicas, especialmente MPB ou óperas
Um livro: Depois daquela viagem (Valéria Polizzi)
Personalidade que admira: Caetano Veloso