Reduzir os impactos do aquecimento global e resgatar o título de “Cidade Verde” à Capital de Mato Grosso. A partir desses princípios, a Prefeitura de Cuiabá realizará o plantio de 11 mil árvores, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. É um recorde nacional, pois o maior plantio registrado em um único dia, até o momento, foi de 10 mil mudas. O reflorestamento acontecerá em 22 bairros da cidade, divididos entre as quatro administrações regionais. A meta do prefeito Wilson Santos é chegar ao final de 2007 com 100 mil mudas plantadas.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Éden Capistrano, explica que essas localidades foram escolhidas por estarem ainda num processo de organização da sua infra-estrutura básica, também porque ainda há carência de conscientização quanto à importância da vegetação para a qualidade de vida. “Além de garantir sombra, os moradores terão acesso às frutas nativas, como goiaba, jaca, pitomba, ingá, jabuticaba e manga, que são nativas da região”.
Ao invés de centralizar o plantio, a Prefeitura colocou para as associações de bairro essa tarefa, numa parceria que pretende incentivar a conscientização das comunidades envolvidas, através de escolas, creches e dos próprios moradores. As Secretarias de Infra-Estrutura e Meio Ambiente se responsabilizaram pela produção das mudas, todas são árvores de médio porte, terra e as instruções técnicas, como profundidade das covas, quantidade de água e locais adequados (longe da fiação elétrica, por exemplo).
Éden Capistrano explica que arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, mas criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares, além de ornamentar, ou seja, tornar a paisagem de Cuiabá mais bonita e agradável aos olhos. A melhoria microclimática e diminuição da poluição, principalmente a sonora, são outros benefícios da iniciativa. “As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano”.