quinta-feira, 07/11/2024
InícioSaúdeProfissionais da Saúde em Cuiabá passam a realizar cirurgias eletivas suspensas há...

Profissionais da Saúde em Cuiabá passam a realizar cirurgias eletivas suspensas há seis meses

O Prefeito de Cuiabá decidiu pelo retorno dos agendamentos de consultas, atendimentos ambulatoriais e procedimentos médicos eletivos nas unidades de saúde do município, bem como as cirurgias não emergenciais.

Na Capital, estes serviços da área da saúde estavam suspensos desde março passado, quando foi assinado o decreto nº 7.849 por conta da pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

No banco de dados do Sistema de Regulação (Sisreg) aguardam na fila para cirurgia eletiva 22.272 pacientes, sendo 9.038 de Cuiabá e 13.714 do interior de Mato Grosso.

Na ocasião, a exceção ficou por conta dos atendimentos de urgência e emergência. Agora, a retomada dos serviços interrompidos no setor está prevista em decreto nº 8136, editado nesta última segunda-feira (05) pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

A decisão leva em consideração a estabilização do número de casos e de óbitos em decorrência da doença no âmbito do município. Além disso, o reinício será de forma gradual até porque não se pode desconsiderar que a pandemia ainda não acabou.

“Considerando que no município de Cuiabá, em decorrência das medidas amplas e estratégicas adotadas pelo poder executivo municipal, a evolução da Covid-19 se comportou dentro de padrões que permitem, nesse momento, a retomada segura, porém gradual de atividade geral”, aponta a administração municipal. Na Capital, o vírus já infectou 25.149 pessoas e provocou 956 óbitos dentre residentes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já foram abertas as agendas para os serviços nas mais diferentes especialidades, como cirurgia geral, cirurgia ginecológica, histerectomia, vesícula, hérnia, cardíacas, vasculares e ortopédicas.

“Neste mês, as cirurgias eletivas começam a ser autorizadas”, informou. Para isso, o call center da Central de Regulação faz o contato com os pacientes para agendamento dos atendimentos.

Em nível estadual, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) informou que o retorno vem sendo avaliado, mas ainda não há data definida.

Em setembro passado, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) publicou a circular nº 25/2020 também recomendando que as unidades privadas de assistência à saúde retomassem gradualmente os serviços ambulatoriais e as cirurgias eletivas na rede, adotando as medidas recomendadas para combater o avanço da Covid-19.

A recomendação seria reavaliada a cada 30 dias, podendo ser revista em caso de aumento dos índices relacionados à infecção em território mato-grossense.

Vale destacar que o decreto da prefeitura prevê também medidas voltadas para a mobilidade urbana na cidade.

Com isso, reestabelece o funcionamento da climatização mecânica nas estações de ônibus, que atendem os usuários do transporte coletivo na Capital.

Atualmente, os passageiros contam com três dessas estruturas, que estão localizadas nas praças Alencastro, Ipiranga e Bispo Dom José. O funcionamento também estava suspenso desde março.

DADOS –  Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 19 mortes causadas pelo coronavírus.

Foram notificadas 1.010 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde notificou, até a tarde desta terça-feira (6), 128.740 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (25.176), Várzea Grande (9.366), Rondonópolis (9.270), Sorriso (5.764), Sinop (5.668), Lucas do Rio Verde (5.638), Tangará da Serra (5.172), Primavera do Leste (4.308), Cáceres (3.105) e Campo Novo do Parecis (2.777).

No total, até agora, são 3.564 mortes em decorrência do coronavírus no Estado.

Além disso, novo boletim com o panorama da situação epidemiológica mostrou que todos os 141 municípios mato-grossenses configuram em risco baixo de contaminação para o coronavírus pela terceira vez.

De acordo com a definição, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do vírus nas cidades. As classificações de risco são atualizadas duas vezes por semana pelo órgão estadual de saúde.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes