O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) disse ontem (29.05) em entrevista ao Broadcast Ao Vivo que, apesar da queda na renda e do forte endividamento do agricultor, a produção agrícola da safra 2007/08 está garantida. “A produção não tem se traduzido em renda, mas o agricultor não vai deixar de plantar”, afirmou o parlamentar, que é presidente da subcomissão de Agroenergia e Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Segundo Pereira, o endividamento do produtor rural é grave, passou de R$ 25 bilhões em 1004 para R$ 100 bilhões em 2007, mas o debate da recuperação da atividade agrícola não deve se ater apenas a esta questão. “Não adianta alongar as dívidas se não houver garantia de renda que garanta o pagamento das parcelas”, afirmou o deputado.
O parlamentar acredita que os problemas do setor têm que ser atacados em três frentes. A primeira delas é a mudança do modelo de financiamento da produção hoje em grande parte atado ao esquema de troca por insumos com as tradings. A segunda seria a adoção de medidas por parte do governo que contemplassem redução de juros, carga tributária, entre outras. Por fim, o deputado defende uma política de compensação para desvalorização do dólar.
AE